Belo Horizonte é acolhedora como raras cidades por aí. Formada por um povo simpático, ruas e avenidas amplas e arborizadas, por aqui anda-se pouco para conseguir uma vista privilegiada das montanhas. Além disso, nossa culinária atrai até mesmo os paladares mais exigentes. Talvez o ingrediente mais importante desse último quesito (e que a torna tão atraente) seja o tempo: marinar, cozer, caramelizar. Bons cozinheiros são aqueles que não se apressam para sempre servir uma boa refeição. Seja ela de receitas locais ou internacionais.

E é exatamente por isso que seguimos firmes na nossa série #DescubraBH, provando que você não tem desculpa para sempre frequentar os mesmos lugares. Há muito o que se desvendar na capital dos mineiros! E a redescoberta desta semana foi o 2018 – Restaurante do Ano.

O buffet servido no almoço sempre tem os “especiais do dia”, com opções tradicionais, além da culinária mineira e opções saudáveis.

Como tudo acontece por lá? Bem, depende da hora que você passar pela Rua Levindo Lopes, 158. Há 11 anos a casa faz história no pool de atrações da cidade. Na hora do almoço, oferece um buffet caprichado no modelo self service, que atrai muita gente que trabalha na região da Savassi. Já ao final da tarde o restaurante reabre para quem curte um happy hour embalado por música boa! Aqui vale destacar que a casa já nasceu com uma forte pegada de vanguarda: foi a primeira drinkeria de Belo Horizonte. Antes só era possível tomar drinks em baladas – quem lembra?

O 2018 foi a primeira drinkeria da cidade! E a carta de drinks é super completa!

Na época, contrataram o Bidú, bartender de São Paulo, para desenvolver algo que fosse inovador e saboroso. O resultado foi sucesso imediato! Já o almoço, que começou com cardápio executivo, foi remodelado porque os proprietários perceberam a necessidade de dar uma opção mais prática e rápida para os clientes, por isso começou o serviço de buffet com opções variadas.

Onde a Lud se esbaldou: Fetuccine com camarões e julienne de legumes. Sugestão incrível para o seu jantar!

Ao final do dia as lojas vão encerrando as suas atividades, o sol vai se despedindo devagarzinho e toda aquela movimentação frenética do trânsito também se vai, dizendo que é chegada a hora de sentar em um lugar legal para curtir um bom drink. Convite perfeito para desfrutar da casa novamente, mas com uma roupagem diferente: mesinhas posicionadas na calçada e charmosos bancos de madeira acolhem quem quer encerrar o dia de um jeito descomplicado. Nossa dica é pedir os drinks com o Gin Zur, que é mineiro e super aromático!

Para os amantes de hamburguer: blend suculento e batatas crocantes!

Além da ambientação agradável, que também cede espaço para mostras de artistas, o restaurante muda de nome anualmente. Mas por lá o réveillon não acontece no dia 31 de dezembro: é em março que a nova fachada recebe a atualização e, claro, com direito a festa.

Curtimos perceber o quanto a casa é firme em suas origens – apesar de ter passado por readequações ao longo dos anos -, sem perder a sua essência de oferecer bom entretenimento cultural. A casa já sediou lançamentos de livros e exposições, dando uma oportunidade preciosa para artistas mineiros, que não tinham espaço nas tradicionais galerias de arte e livrarias, de mostrar o seu trabalho e estar ainda mais perto do público.

Tartare de salmão acompanhado de batatas chips homemade!

O favorito da Fabíola: Carne de panela desfiada sobre polenta frita! 

E com essa abertura para artistas locais, dj´s e músicos também encontraram ali uma casa de portas abertas. E de um samba “despretensioso” aos sábados, até o carnaval proporcionou novas oportunidades, que já renderam até festas que fecharam a rua.

E não para por aí! 

Além de música, arte, petiscos saborosos e pratos que vão conquistar quem tem apetite egoísta à noite, o Restaurante do Ano tem várias sobremesas – com destaque para a MARAVILHOSA mousse de chocolate. Sério: não é superlativo à toa, tá? Estava incrível, com pedaços de chocolate e muito cremosa. Pedido obrigatório em sua visita!

Um minuto de silêncio para a melhor mousse de chocolate dos últimos tempos!

Nossa visita foi deliciosa, repleta de boas descobertas e deixou gostinho de quero mais, viu? Vamos seguir nessa missão maravilhosa, de sempre trazer dicas de lugares imperdíveis na nossa cidade! #DescubraBH

 

2018 – Restaurante do Ano
@restaurante_do_ano
Rua Levindo Lopes, 158

Funcionamento: ALMOÇO – segunda à sábado (12h às 16h)
HAPPY HOUR E JANTAR – quinta, sexta e sábado (18h à 1h)

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Belo Horizonte / Dicas / Gastronomia / Turista'