A Itália pode facilmente – e sem qualquer exagero – ser reconhecida como um dos roteiros mais encantadores do mundo. O ar bucólico das pequenas cidades, os monumento que ajudam a contar um pouco da história da humanidade, o caloroso povo que tanto se assemelha ao brasileiro. Cada um destes elementos é responsável por fazer deste país um verdadeiro destino dos sonhos.

Entretanto, um ingrediente em especial merece destaque ao se falar deste país: a culinária, que tanto encanta o nosso paladar. E para quem está planejando uma viagem para conhecer os encantos da Itália, precisa reservar um espaço especial para descobrir as maravilhas da gastronomia do país, em especial da Toscana.

A região reserva paisagens que deslumbram e uma culinária única, combinada com os melhores vinhos ali produzidos. E sendo parada obrigatória (e indicada para ser cidade-base) de quem opta pelo roteiro, a bela Firenze reserva uma variedade gastronômica de agradar aos mais exigentes paladares. Pensando nisso, preparamos um roteiro especial, que reúne alguns dos endereços que merecem ser visitados – e apreciados.

Mercato Centrale di San Lorenzo

Muitos turistas defendem a opinião de que não há forma melhor para conhecer a cultura de um lugar do que visitando o mercado central da cidade. E o Mercato Centrale de Firenze reforça essa visão. O local fica no coração de Florença, no centro histórico, e reúne o melhor da gastronomia regional. Por lá, você encontra restaurantes, barracas de produtos como carnes, vinhos, queijos e frutas, bodegas e lojas de artesanatos. O ambiente é moderno e agradável e conta ainda com uma lojinha da Eataly, centro gastronômico especializado em produtos italianos. Vale a pena reservar uma tarde para o delicioso passeio! Endereço: Piazza del Mercato Centrale, 50123.

Caffè Donnini 1894

Restaurantes localizados em centros turísticos não costumam ser considerados boas opções, por combinarem preços elevados a pratos pouco saborosos. Mas tal afirmação não cabe ao Caffé Donnini. O caffè está na charmosa Piazza Della Repubblica, bem em frente ao charmoso carrossel da cidade. Um prato em especial torna o local ponto de parada obrigatória para quem estiver de passagem por Firenze: o gnocchi de gorgonzolla com pêra. Uma combinação que pode parecer inusitada, mas que logo na primeira garfada se mostra irresistível. Essa foi uma indicação da fotógrafa Luiza Ferraz e que logo na primeira garfada assinei embaixo. Endereço: Piazza della Repubblica nr.15/R.

Trattoria Nerone

A bistecca alla fiorentina é a carne típica da região da Toscana e um dos pratos mais procurados pelos turistas. Para quem deseja apreciar o filé, a sugestão é a agradável Trattoria Nerone. Um pouco fora do circuito turístico, o local está próximo à estação Santa Maria Novella e conta com uma decoração caprichada, atendimento simpático e um cardápio que agrada todos os gostos. Para os dias mais quentes, uma opção é se sentar nas mesas das calçadas e observar o movimento, na companhia de um vinho rosé. Um bom local para se comer bem e pagar um preço justo. A nossa editoria Fabíola Paiva é fã do local e indica como o seu preferido na cidade. Endereço: Via Faenza 95/97 R | Centro storico, 50123.

All’Antico Vinaio

Um local apertado, com filas grandes, em que você tem que comer em pé ou sentado na calçada. Pouco atraente? Pois o pitoresco lugar é um dos principais tesouros gastronômicos de Firenze! Próximo à galeria Uffizi, o All’Antico Vinaio é responsável pelo melhor panino da cidade. Por lá, você pode escolher os ingredientes do seu generoso sanduíche, que custa meros 5 euros. A casa conta ainda com uma enorme seleção de vinhos e um atendimento dos mais simpáticos. Endereço: Via dei Neri, 74.

Gelateria La Carraia

É uma missão impossível ir à Itália e não saborear os seus incomparáveis gelatos. O sorvete italiano é diferente de todos os outros, acredite! Entre tantos endereços conceituados, é normal que cada um eleja uma gelateria como a sua favorita. E entre os que entrarão em sua lista, certamente a La Carraia estará entre as mais bem colocadas, se não em primeiríssimo lugar. Localizada ao lado da Ponte alla Carraia, um pouco afastada da rota dos turistas, a gelateria conta com produtos 100% artesanais e os sabores são indescritíveis. Entre os favoritos estão o de pistacchio e de mousse de cioccolato. A bela paisagem do rio Arno torna a experiência gastronômica ainda mais especial. Endereço: Piazza Nazario Sauro, 25, 50124.

Castello di Verrazzano

Para finalizar, um roteiro fora de Firenze, mas que não pode faltar – especialmente para os apreciadores de um bom vinho. A região de Chianti, localizada entre Firenze e Siena, é responsável pela produção do vinho mais famoso da Toscana. E entre as diversas vinícolas existentes por lá, nossa sugesão é o famoso Castello di Verrazzano. Por lá, você pode visitar a produção da bebida e participar de uma deliciosa degustação do vinho Chianti Classico DOCG. Um típico e encantador passeio toscano! Endereço: Via di Citille, 32A Località Greti 50022.

Fala que não deu água na boca essa seleção? Buon appetito!

Fotos: Tati Barros e Denya Pandolfi

5 Respostas para “Roteiro gastronômico em Firenze”

    • Olá Paulo!
      Que bom! Você vai amar a temporada na Itália.
      Outubro é final do outono, o clima é mais ameno, não é frio. Mas, você precisa ficar atento, porque a temperatura muda muito de uma cidade para outra na Itália. Roma é mais quente que Torino, por exemplo.
      Em Roma, a dica é você garantir o ROMA PASS, ele te dá direito à entrada imediata em duas algumas atrações (ou seja, você não irá enfrentar a fila do Coliseu) e uso ilimitado do transporte público por 3 dias. Ele também oferece descontos em algumas atrações. Você compra seu cartão em qualquer Tabacaria!
      Boa viagem! 🙂

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Gastronomia / Turista'