Basta o frio chegar para a fome aumentar? Quem já percebeu isso? E o apetite não aumenta para comer salada, né? O que faz o estômago roncar e a boca salivar são justamente aqueles pratos que burlam qualquer dieta.

A nutricionista Juliana Mattos, da Onodera BH, nos explica o motivo desse aumento do apetite.  “Durante o inverno o nosso corpo começa a aumentar o metabolismo para manter nossa temperatura constante (o ideal varia entre 36,0°C e 36,7°C). Esse aumento faz com que o apetite fique maior também. Infelizmente a maioria das pessoas opta por alimentos mais gordurosos, mais calóricos e ricos em açúcar nos dias mais frios, como consequência ocorre ganho de peso”.

Então, como fugir desse efeito sanfona? A especialista ensina que é importante aproveitar esse aumento do metabolismo com alimentos mais saudáveis e funcionais. “É um ótimo período para aproveitar esse benefício e diminuir alguns quilos na balança que são indesejáveis”, explica.

É possível manter um plano alimentar saudável e resistir as tentações. Basta ter à mão boas dicas. Sendo assimm, nada melhor do que aprender novas receitas, que sejam saudáveis e saborosas. A nutricionista nos passou três boas opções de lanches para incluir nesse período e comer sem culpa:

Mingau de aveia

Ingredientes:

– 1 xícara de leite vegetal (qualquer um da sua preferência: leite de arroz ou leite de amêndoas ou leite de castanha);

– 2 e 1/2 colheres de sopa de aveia ;

– 1 banana prata;

– Canela e stevia (ou mel – pouca quantidade) a gosto

Preparo:

Coloque o leite e a aveia e em uma panela mexendo em fogo baixo até o mingau engrossar.  Colocar o mel. Sirva em um prato fundo coloque a banana em rodelas e salpique a canela em pó.

 

Banana assada no forno (boa opção quando der vontade de comer um doce)

Ingredientes:

– 1 Banana prata (pode optar por maçã ou pêra );

– ½ colher de café de cacau em pó (colocar pouco para não ficar amargo);

– 1 colher de café de canela em pó

Preparo:

Corte a banana ao meio. Polvilhe a canela e cacau em pó e coloque no forno por 10 minutos. Uma opção é salpicar uma colher de café de coco ralado sem açúcar depois que retirar do forno.

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de óleo de coco;

– 1 cebola média picada;

– 1 pedaço médio de gengibre (cerca de 1 cm);

– 750g de cenoura descascada e cortada em rodelas;

– 1 litro de caldo de legumes

Preparo:

Refogue a cebola no óleo de coco até ficar transparente. Adicione o gengibre e a cenoura e refogue por cinco minutos. Junto o caldo de legumes e deixe cozinhar até a cenoura ficar macia. Bata a sopa em um mixer ou no liquidificador. Sirva a seguir. Rende 4 porções.

Vamos comer comidas gostosas, quentinhas e saudáveis?

 

 Quer conversar com a Juliana? Entre em contato com ela na Onodera!
Rua Conde de Linhares, 326 – Cidade Jardim
Telefone: (31) 2531-0300 | www.facebook.com/OnoderaBH

 

Uma Resposta para “[Receitas] Não fuja da dieta no frio!”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Radar / Receitas'