Você já conhece a Quinoa? Ela é um cereal rico em vitaminas e minerais, além de ser uma ótima fonte de proteínas. A Quinoa é nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile e é uma ótima escolha para quem busca ingerir alimentos saudáveis. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, este cereal está na categoria dos alimentos mais completos para o consumo, ficando ao lado apenas do leite materno.

Segundo Juliana Clara Távora, nutricionista da clínica Onodera, em Belo Horizonte, a Quinoa é fonte de vitamina A, que é muito importante para a saúde dos olhos e participa da defesa do organismo. “Ela também possui vitamina B9, importante no metabolismo lipídico, na formação e maturação de células sanguíneas, e vitaminas do complexo B, relacionadas ao bom funcionamento do sistema nervoso”, explica. Juliana ainda destaca que o cereal é fonte de vitamina E (antioxidante – previne danos causados às células).

VEJA: Cinco alimentos que melhoram nossa visão!

Para variar, que tal servir a Quinoa dentro da Abóbora? O prato ficou apetitoso, hein?

Além das vitaminas, a nutricionista ressalta que a Quinoa é rica em minerais, como ferro (previne anemia), magnésio (relacionada ao processo antiinflamatório), potássio (importante na regulação da atividade neuromuscular), cálcio (importante na saúde dos ossos) e zinco (importante para o sistema imune e cicatrização). “Outro fator interessante da Quinoa é que ela também é uma ótima opção para pessoas celíacas, já que não contém glúten”, ressalta.

Juliana também observa que, “pelo rico aporte de nutrientes, o cereal ajuda na recuperação mais rápida de crianças subnutridas, além de ser uma variedade para pessoas que precisam de uma assistência nutricional, como mulheres grávidas”, afirma a nutricionista.

São muitos os benefícios, hein? Mas, como consumir este cereal? Juliana explica que a Quinoa é muito versátil e pode ser ingerida de variadas maneiras. “Ela pode ser consumida na forma de grão integral, farinha crua ou torrada, flocos, sêmola ou em pó instantâneo”, sugere. O cereal também pode ser preparado como arroz (a forma de preparo e tempero é a mesma), cozido e consumido juntamente com saladas, ou ainda pode ser usado no preparo de sopas. “Outra opção é usar a farinha de Quinoa na produção de pães, biscoitos, bolos, iogurtes, sobremesas e macarrão”, finaliza.

Você já consome a Quinoa? Conte aqui nos comentários como você ingere o seu cereal. E se você ainda não provou este poderoso alimento, não hesite: invista na sua saúde!

 

Quer conversar com a Juliana? Entre em contato com ela na Onodera!
Rua Conde de Linhares, 326 – Cidade Jardim
Telefone: (31) 2531-0300 | www.facebook.com/OnoderaBH

11 Respostas para “Quais são os benefícios da Quinoa?”

  1. Danielle Freitas

    Conheci de verdade o cereal em uma viagem ao Chile e Bolívia, é impressionante a riqueza nutricinal deste grão. Provei o tabule de quinua, pizza de quinua, cerveja de quinua, pipoca! Uma variedade incrível de produtos, com certeza vou incluir este cereal definitivamente no meu dia a dia.

  2. Israel Casal

    Oi Juliana, adorei sua Dica e tudo q vc disse do Quinoa. Sou vegetariano ha 30 anos e nao fazia uso deste cereal imagina. Sou de BH, mas moro 10 anos em Massachusetts. Estou salvano esta pagina no meus favoritos, aqui encontra quinoa facil, amanha ja vou comprar. Obrigado Ju, value, gde abraco toda familia. Geneses 1:29 e Exodo 23:25

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'