Ano novo, vida nova. Essa é a premissa, né? E que tal colocar em prática alguns desejos que você vem postergando? Cuidar mais de você, investir em tratamentos estéticos, ter uma alimentação balanceada e por aí vai…

E um tratamento que muita gente tem vontade de fazer e acaba adiando o desejo por não entender muito sobre o tema ou “achar que é muito nova para tal coisa” é o uso do Botox.

Nossa ideia com esta matéria é quebrar o tabu que o Botox é só para pessoas mais velhas, desmistificar este tratamento e revelar os benefícios de aplicar a toxina ainda jovem, como prevenção. Para isso, convidamos a farmacêutica Giselle Apicela para esclarecer todas as dúvidas frequentes. Ela é habilitada para aplicação de procedimentos injetáveis, com finalidade estética, pela resolução nº 616/2015 (CFF). Então, vamos lá?

O que é o Botox?

A toxina botulínica tipo A, comumente conhecida por Botox, é utilizada para várias finalidades, incluindo o uso estético para tratamento e prevenção de rugas.

Como funciona?

A injeção dessa substância bloqueia os sinais dos nervos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que ele não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. É aplicada nas linhas de expressão da testa, glabela e ao redor dos olhos, paralisando o músculo dessas regiões, com objetivo de diminuir as rugas dinâmicas (que são as rugas que aparecem quando fazemos expressões). Desta forma, ele impede que elas se tornem estáticas, podendo assim ser usado como tratamento preventivo.

É por isso não existe uma idade para iniciar o tratamento. Quando as linhas de expressões começam a aparecer, o tratamento com a toxina botulínica já é indicado.

Como é feita a aplicação?

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica. A aplicação é rápida, praticamente indolor e o resultado é visualizado com a paralisação muscular da face a partir de 48h, podendo levar até 15 dias para se completar.

A aplicação da toxina botulínica realizada da forma correta, nos pontos de músculos específicos, não deixa o paciente sem expressão facial, apenas remove as linhas de expressão promovendo um aspecto descansado, leve e jovial. O efeito dura cerca de três a seis meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

Após a aplicação, o paciente pode retomar as atividades normais imediatamente, com algumas recomendações: não deitar por 4 horas, não massagear e não praticar atividade física no dia da aplicação.

fotos-271

fotos-270

O que acontece após a aplicação? Existem efeitos colaterais?

O paciente pode ficar com pequenos edemas e vermelhidão no local da aplicação, que somem pouco tempo depois. Pequenos hematomas podem aparecer no local da aplicação, mas nem sempre. Uma das queixas mais comuns é de dor de cabeça nos primeiros dias.

antes-depois-botox-fashionistando

Existe contra indicação?

Pacientes grávidas, mulheres em amamentação, pacientes com doenças autoimunes ou neuromusculares.

Quais são os riscos?

Quando realizada com a técnica correta, a aplicação da toxina botulínica é segura e não apresenta riscos, sendo um procedimento com alta margem de segurança.

Após uma aplicação, deve-se aguardar de 4 a 6 meses para um novo tratamento, diminuindo a assim risco da aquisição de resistência à toxina botulínica.

Quais são os profissionais habilitados?

Para aplicação de substâncias injetáveis, os profissionais que realizam a aplicação de toxina botulínica devem ser devidamente capacitados para a realização desses tratamentos. Os farmacêuticos especialistas em saúde estética, de acordo com a resolução 616/15 do Conselho Federal de Farmácia, são profissionais habilitados para realização desse tipo de tratamento, além de médicos dermatologistas.

fotos-267

E aí? Ficou animada para começar 2017 com uma aparência mais jovem? Agende seu horário com a Gisele e fique ainda mais linda neste ano novo!

Giselle Apicela Beauty Care
Av. Luiz Paulo Franco, 385 | sala 510 – Belvedere (ao lado do Hotel Caesar Business)
Tel.: (31) 3653-5451/ 8511-1336 | www.giselleapicela.com
Facebook: Giselle Apicela Beauty Care | Instagram: @esteticagiselleapicela

Uma Resposta para “Por que fazer Botox?”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'