O magnífico espaço cultural do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, localizado na Praça Rui Barbosa e muito bem presidido por Ângela Gutierrez, foi o local escolhido para receber a Mostra PetrAurum (Pedra e Ouro), aberta ao público desde a última segunda-feira, 8 de outubro, em cerimônia que contou com a presença do governador do Estado, Antonio Anastasia.

A exposição conta com aproximadamente 200 peças de acervos dos dois principais concursos de design do país: AuDITIONS, realizado pela mineradora Anglogold Ashanti, e Prêmio IBGM de Design, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Um recorde de exposição de peças nacionais e internacionais, incluindo indumentárias.

Manoel Bernardes, curador da mostra, lançou oficialmente a PetrAurum apontando com orgulho que mais de 50% de todas as peças premiadas foram criadas por designers mineiros.

O governador Antonio Anastasia completou a abertura oficial agradecendo o estímulo dado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, a iniciativas que procuram manter em nosso Estado o processo da produção completa do ciclo, desde a extração do ouro e das pedras preciosas à sua transformação nas peças desenvolvidas por designers mineiros. Segundo ele, “mineiramente falando” estamos com a faca e o queijo nas mãos para transformar Minas Gerais em pólo mundial de design de joias.

A Mostra PetrAurum está no Museu de Artes e Ofícios até 28 de outubro. Não perca!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'