Minas Gerais coleciona fama Brasil afora por conta de vários talentos, que estão espalhados pelos mais diversos segmentos: música, arte, moda, cultura e, claro, gastronomia.

Como falar do nosso povo receptivo e sorridente sem experimentar esse convívio ao redor de uma mesa farta de tentações? Seja pelo frango ao molho pardo ou com quiabo, pela broa de fubá, bolo de milho, goiabada com queijo, doce de leite e por último, mas não menos importante, o pão de queijo. Com esses quitutes e um bom cafezinho a prosa não tem hora para acabar!

Esta iguaria, legitimamente mineira, é unanimidade entre turistas e os naturais do estado. Há quem diga que a receita foi inventada em meados do século XVIII, mas ninguém sabe ao certo. E por ter uma fama tão grande, a receita ganhou um dia especial. Dia 17 de agosto foi dedicado a esta delícia, então nada mais adequado do que tirar um “pedacim” (sim, de um “jeitim” bem mineiro) do seu dia – de preferência no final da tarde, para ir degustar um pão de queijo quentinho com café!

Sabemos que esta iguaria combina com tudo: seja recheado das mais variadas formas ou apenas acompanhado de uma manteiguinha, que derrete de um jeito surreal logo que as bolinhas saem da fornada.

Ficou com vontade? Então escolha onde degustar esse tesouro mineiro logo mais:

Verdemar

O Verdemar hoje é uma referência de boa comida e se transformou em um empório gourmet. O supermercado atrai até turistas e não é a toa que o pão de queijo da rede já foi premiado 10 vezes. Basta escolher o seu favorito e já sair comendo que nem pipoca, ou se preferir, é possível encontrar o produto congelado em várias versões.

A Pão de Queijaria

A casa trouxe novas combinações para a famosa receita, que em algumas opções do cardápio parece mais um sanduíche. Dependendo da sua preferência, escolha café ou cerveja para acompanhar.

Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Savassi

pão-de-queijo-bh-verdemar-apaodequeijaria-dona-diva-fashionistando

Verdemar | A Pão de Queijaria

Dona Diva

O Mercado Central de Belo Horizonte é um reduto de várias delícias. E lá está o Dona Diva. Quem experimenta a receita da casa logo elogia a casquinha crocante e o douradinho irresistível do famoso pão de queijo, feito com o tradicional queijo canastra.

Mercado Central – Entrando pela Av. Augusto de Lima, terceiro corredor à esquerda. É a terceira loja.

Boca do Forno

A Boca do Forno está espalhada por BH com as suas delícias e todo mundo conhece o pão de queijo que eles fazem. Que tal degustar o gostoso (e grande!) quitute mineiro na nova loja Soho, no Vila da Serra? O local ficou lindo e já se tornou point dos moradores da região do Belvedere.

pão-de-queijo-bh-verdemar-apaodequeijaria-dona-diva-fashionistando-02

Dona Diva | Boca do Forno

Pão & Companhia

Tradicional padaria de Belo Horizonte, a casa conta com 5 unidades, onde é possível degustar a especiaria a qualquer hora do dia no sistema buffet; seja no café da manhã, chá da tarde ou lanche da noite.

Café com Letras

A turma cool da capital mineira conhece e ama o Café com Letras, que tem 20 anos de história na Savassi e também tem uma unidade no CCBB. A fama vem por conta do seu ambiente despojado e programação cultural sempre antenada e também pelas delícias que fazem parte do cardápio. A dica é experimentar de entrada o pão de queijo, que por lá é servido com queijo canastra e geleia de damasco. Apetitoso, né?

pão-de-queijo-bh-verdemar-apaodequeijaria-dona-diva-cafe-com-letras-fashionistando-03

Café com Letras

Desejamos vida longa ao pão de queijo e fazemos votos para que os produtores locais continuem replicando essa receita deliciosas, crocantes, cheias de queijo e recheadas de mineiridade.

Ah! Quer indicar algum lugar que não está em nossa lista? Basta deixar um comentário. Faremos o “esforço” de ir conhecer a sua dica de perto!

29 Respostas para “Onde comer pão de queijo em BH?”

  1. Fernanda Trindade Costa Fernandes

    Concordo o melhor lugar para comer não apenas pão de queijo mas principalmente o biscoito de polvilho frito é na lanchonte tropical pão de queijo Rua Tamoios entre Av Olegario Maciel e Rua Rio Grande do Sul.

  2. concordo com todos comentários,mas com certeza comi um pão de queijo da marca Forno Mania que me impactou com um sabor diferenciado fui perguntar para o vendedor e ele me disse que o pão de queijo forno mania é escaldado e com 100% queijo.

  3. Onde? Em qualquer boteco de esquina tem. Em QUALQUER padaria de bairro, das mais ricas às mais pobres. Não precisa dessa frescura de “fashionistando” e dessa “gramourança” toda para comer pão de queijo em BH. Conversinha de quem nasceu em berço de ouro e está sem ter o que fazer.

    • HAHA! Que comentário mais engraçado, Tereza! Mas, tudo bem, respeitamos a diversidade de opiniões!
      A única ideia desta matéria é indicar, para quem quiser saber, os mais saborosos da cidade.
      Agora, parece que é você que está sem ter o que fazer, né? Porque gastar seu precioso tempo para vir criticar, é coisa de gente que realmente não tem o que fazer. Desejamos um ótimo dia para você!

      • Se não aguenta críticas querida, não publique nada na Net!! Continue aí vivendo no século passado , até aprender que se é algo público eu comento na hora que eu quiser e faço do meu tempo o que eu bem entender, tá? Sem ter que lhe dar nenhuma sattisfação por isso! Mas foi ótimo você ter mostrado a sua cara!! É ótimo que os demais leitores vejam que aqui só podem concordar com a matéria, senão são afrontados!! Malcriada!

    • Não concordo com você Tereza. Em muitos dos “botecos de esquina” que você diz, vendem uma massa pegajosa com gosto ruim que não sei como têm coragem de chamar de pão de queijo. Às vezes falo que tenho vergonha das pessoas de fora que vêm aqui e comem “aquilo” achando que é pão de queijo… Enfim.. questão de gosto

  4. Camila Araújo

    Adorei a lista, mas, sem dúvida, falta o Braga Pão de queijo, localizado na Esplanada do Mineirão. Além do pão de queijo ser maravilhosooooo, lá tb tem pizza de pão de queijo e pão de queijo reheado…
    Bjs

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Belo Horizonte / Turista'