Banana é uma fruta básica, né? Barata, saborosa e o melhor: cheia de nutrientes! Mas, estamos tão acostumados a comer essa fruta e, muitas vezes, não sabemos quais são os benefícios para o nosso corpo, né?

É por isso que recorremos a Priscilla Rabelo, nutricionista funcional, e perguntamos: por que comer Banana? A nutricionista listou oito motivos e nos convenceu que a banana é, sem dúvidas, uma super aliada na nossa saúde. Vamos conferir?

271157-bananas

1. Aliada da TPM, tristeza sem causas aparentes e depressão
Rica em magnésio, vitamina B6 e aminoácido triptofano. Ambos são fundamentais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que confere bom humor e tranquilidade.

2. Combate a pressão alta
Pacientes que são hipertensos e que tomam algum medicamento para controlar a pressão, geralmente perdem dois minerais importantes: potássio e o sódio (mineral que vai reter líquido e ajudar a aumentar ainda mais a pressão arterial). Como a banana é rica nestes dois minerais, ela ajuda a regular o organismo e, assim, contribuir com o equilíbrio da pressão.

3. Saúde dos músculos
O potássio é fundamental para saúde dos músculos, inclusive do músculo cardíaco.

4. Auxilia no controle do colesterol pelo seu alto teor de fibras

5. Auxilia na prevenção da osteoporose

6. Apresenta substâncias que formam uma espécie de filme protetor na parede do estômago, diminuindo os ataques da acidez e, assim, reduzindo a sensação de incômodo.

7. Ajuda no metabolismo energético
Para os treinadores de plantão, a vitamina B6 presente na banana ajuda no metabolismo energético, pois participa das reações da quebra de glicogênio muscular (fornece energia aos músculos em atividade), além de potencializar a absorção de zinco – mineral que participa de processos de reparação de tecidos e exerce papel importante no sistema imunológico.

Porém, imaginar que o potássio da banana será a salvação para as câimbras é um erro. Isso porque a câimbra é multifatorial, ela pode ocorrer por diversos fatores, como: déficit de potássio, desidratação, déficit de cálcio, de magnésio, de vitaminas do complexo B e até de sódio! Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de câimbras.

8. Rica em fibras, a banana ajuda a dar saciedade e melhorar funcionamento intestinal.

Banana-Nut-Overnight-Oats-from-The-Healthy-Maven

Como consumir banana?

A nutricionista Priscila Rabello sugeriu o consumo de banana com outros alimentos para enriquecer sua alimentação e garantir um resultado ainda mais saboroso!

No café da manhã, coma com aveia, amaranto ou quinoa em flocos. Também é uma opção consumir com linhaça, em shakes, batida com whey protein, cacau em pó, óleo de coco e castanhas. Misture também em bolos, tortas, panquecas e até com pasta de amendoim.

E você: como gosta de consumir a banana?

7 Respostas para “Oito motivos para você comer Bananas!”

  1. Cara nutricionista funcional, é recomendável comer também a casca da banana bem lavada e limpa por ser rica em fibras e antioxidantes!
    Poderia acrescentar na lista de benefícios com item 9 pois é a segunda fruta mais consumida no planeta!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'