Quem acompanha nosso instagram (@fashionistando) sabe que recentemente estivemos em Maceió (pensa num paraíso…). O motivo? Acompanhar mais uma edição da Trend House, a Semana de Moda de Alagoas. Com o tema “O Handmade com Perfume Contemporâneo”, uma coisa era fato: seríamos surpreendidas com trabalhos riquíssimos, feitos à mão, e que valorizam não apenas a cultura nordestina, mas também a diversidade brasileira.

E em meio a tantos trabalhos que conhecemos de pertinho, um deles nos chamou atenção: a renda filé produzida pelo artesão e estilista Fernando Perdigão. O designer, que trabalha há 30 anos com o artesanato local, participou pela primeira vez do evento e mostrou todo o potencial da renda que é típica de Alagoas.

Para quem não sabe, foram os egípcios e persas que criaram a técnica da renda filé. E este trabalho minucioso também conquistou os portugueses que, na época da colonização do Brasil, trouxeram esta técnica para as terras tupiniquins. E foi no estado de Alagoas que esta delicada renda ganhou um toque de brasilidade.

Provando que este material é versátil, o estilista Fernando Perdigão traz à tona propostas autorais e desejáveis ao criar vestidos únicos, saídas de praia, blusas e casaquetos.

Mas, em Maceió, a renda filé não aparece apenas no vestuário. A estilista Marcela Tenório explora esse rico trabalho de maneira ainda mais delicada, transformando a renda em algo que lembra uma rede de pescador, para criar acessórios cheios de personalidade. O interessante é que, após criar essa “malha”, Marcela desenvolve os acessórios com outros detalhes, como bordados com desenhos exclusivos ou ainda aplicação de rosas em tecidos.

A estilista, que conta com uma equipe de bordadeiras e rendeiras, ainda mistura em suas peças pedras, crochês e correntes, resultando em um handmade com pegada contemporânea.

Além da filé, Marcela ainda explora a “boa noite”, que também é uma renda típica da região. Seu trabalho é único, nem clássico, nem rústico, e traz a exclusividade e o zelo do feito à mão de forma inusitada. Atualmente, Marcela comercializa suas peças apenas pelo instagram. Vale conferir!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Fashion Weeks / Moda'