Coaching. Você certamente já escutou esta palavra, certo? Ela está na moda. Mas, uma coisa é fato: muita gente ainda não entendeu qual é o seu significado correto e o que um Life Coaching pode oferecer para quem deseja alcançar objetivos e identificar suas habilidades.

É por isso que o Fashionistando conversou com a psicóloga e coach Marcelle Mendes. Vamos descobrir juntos o que é Coaching?

Desmistificando o Coaching

“A melhor definição que encontro para o Coaching é de que ele é uma forma de aprendizado acelerada, que apoia e facilita o melhor desempenho”, explica Marcelle. Todos possuímos pontos fortes, habilidades e competências e o objetivo do Coaching é justamente esse: desenvolver de modo eficiente e eficaz as características de cada um, para que cada indivíduo seja capacitado para alcançar seus objetivos. E o mais importante: com o máximo de performance.

“O Life Coaching oferece técnicas e ferramentas cientificamente validadas que possibilitam as pessoas a liberarem recursos e criarem mudanças que elevem os níveis de satisfação e felicidade”. Segundo Marcelle Mendes, o foco deste acompanhamento é a autorealização, autoconhecimento e autodesenvolvimento em competências de liderança e bons relacionamentos. “Com este trabalho, buscamos alcançar resultados extremamente elevados não apenas em nossos clientes, mas também em suas relações”, diz.

Mas, por que fazer um processo de Coaching?

Normalmente, quem busca um processo de Coaching tem um objetivo. Algo que deseja alcançar e conquistar. “A pessoa precisa desejar uma mudança em sua vida. Seja uma nova postura, uma tomada de decisão ou novo rumo profissional”, afirma. Assim, com este acompanhamento, o indivíduo irá buscar resposta para perguntas que, sozinho, ele não está conseguindo compreender.

Marcelle destaca que, atualmente, vivemos em um mundo onde tudo tem acontecido muito rápido. Cada pessoa desempenha vários papéis, somos cada vez mais cobrados por resultados e, na maioria das vezes, não estamos preparados para essas mudanças. “O modelo de educação adotado até os dias atuais não nos ensina sobre inteligência emocional ou sobre inteligência financeira. Na maioria das vezes, foca nas deficiências dos jovens ao invés de estimular os pontos que já são fortes”, observa.

Outro ponto destacado por Marcelle é que muitas famílias também se prendem a padrões e crenças sem perceber e respeitar a individualidade de seus integrantes. “Isso faz com que as pessoas desenvolvam uma co-dependência em algo que não é construtivo para elas. Todo este sistema em algum momento da vida deixa de fazer sentido para alguns indivíduos que, ao perceberem isso, se sentem perdidos, sem rumo e muitas vezes com medo de romper velhos paradigmas e saírem da zona de conforto”, complementa. Daí, surge a necessidade de um acompanhamento de um Coach. “O Coaching oferece ferramentas que propiciam a criação de uma aprendizagem experiencial, transformando grandes ideias em habilidades reais”, afirma.

QUER GANHAR um processo de life coaching (10 sessões)?

o-que-é-coachingImagem: Reprodução Internet

Quem deve procurar um Coaching?

“Qualquer pessoa, desde que ela esteja apta”, afirma Marcelle que também ressalta que existe uma diferença entre Coaching e terapia. “Usamos muito da psicologia positiva, além de técnicas que despertam, desafiam e alongam o coachee para alcançar sua melhor performance, para se conectar com seus talentos, potenciais e possibilidades”. Desta forma, Marcelle explica que, se uma pessoa está vivenciando um quadro de depressão ou qualquer outro transtorno, o mais indicado é procurar uma terapia e não o Coaching.

“O meu trabalho é levar o coachee a uma tomada de consciência de que a sua autoestima é incondicional e que ele não precisa provar nada para estar bem. Erros fazem parte da vida, desafios também. O que faz a diferença é o significado que damos para estas experiências”, finaliza.

coaching-fashionistandoA psicóloga e coach Marcelle Mendes

Quer saber mais sobre Life Coaching?
Envie um e-mail para a Marcelle Mendes: marcelle.conectacoaching@gmail.com
Instagram: @marcellemm 

QUER GANHAR um processo de life coaching (10 sessões), com a psicóloga e coach Marcelle Mendes? Participe da promoção!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Entrevistas / Radar'