Sabia que a pressa e falta de informação podem ser prejudiciais não só para a sua saúde e alcançar até o seu visual? Quando falamos em lavar o cabelo pode parecer que estamos abordando algo muito simples e que todo mundo sabe fazer corretamente, mas não é! A forma como cuidamos dos fios no dia-a-dia é fundamental para garantir um cabelo invejável.

Sabendo disso, procuramos o hairstylist Léo Batista, para tirar as dúvidas mais comuns. Afinal de contas, não adianta sair com os fios lindos do salão e “acabar” com o trabalho do profissional na hora que chega em casa, né?

Devemos lavar o cabelo quantas vezes por semana?

Não existe uma regra definida. O ideal é observar alguns detalhes, como: sentiu que o cabelo está sujo? Então está na hora de lavar, mesmo que você já tenha lavado no dia anterior. Para pessoas que já tem esse hábito diário, o ideal é buscar um shampoo específico para o seu tipo de cabelo (ressecado, colorido, mechas, alisamentos…)

como-lavar-o-cabelo-fashionistando-01

Com qual frequência se deve usar um shampoo anti-resíduos?

Recomenda-se que uma vez por semana use um shampoo anti resíduo, mesmo nos casos de cabelos com progressiva e processos de alisamentos menos convencionais. Ao longo da semana o couro cabeludo acumula oleosidade e restos de produtos, que nem sempre a própria pessoa consegue eliminar na lavagem tradicional no dia-a-dia.

Tem problema usar água quente?

Quando falamos em temperatura da água entra o fator pessoal. Devemos observar o que é confortável para cada indivíduo, mas também considerar que quando não se quer ativar a oleosidade, o melhor é utilizar água fria. Que tal lavar o cabelo no chuveiro e tirar o condicionador ou máscara de hidratação com água mais fria? Assim você sela as cutículas do fio e garante mais brilho.

como-lavar-o-cabelo-fashionistando-05

Qual a frequência ideal para trocar o shampoo e o condicionador?

Muitas pessoas dizem que em determinado momento o shampoo perde o efeito no cabelo, mas na verdade o que acontece é que o fio passa a precisar de outros nutrientes que aquele produto não oferece. Ao observar esta reação é chegada a hora de trocar.

O shampoo sempre deve ser aplicado duas vezes?

No ritual de lavagem temos que observar a característica de cada produto, pois existem shampoos que não dão espuma. Isso acontece na grande maioria, e assim fica mais fácil observar quantas vezes deve-se aplicar o produto. Normalmente aplica-se duas vezes podendo se estender, dependendo do grau de oleosidade que o fio está. Mas duas vezes é o suficiente na maioria dos casos.

como-lavar-o-cabelo-fashionistando-02

Enrolar a toalha nos fios molhados é prejudicial para o cabelo?

Secar os cabelos com a toalha é outro hábito que faz parte das etapas pós-banho, porém é importante saber que não devemos torcer, nem friccionar muito o fio para evitar que alguns se partam. Em cabelos cacheados devemos lançar mão de toalhas específicas, como malha e papel toalha para ajudar no formato dos cachos, além de não deixar aquele aspecto arrepiado. A toalha serve apenas para sugar o excesso de água dos fios! Nada de ficar muito tempo com ela na cabeça, abafando o couro cabeludo!

como-lavar-o-cabelo-fashionistando-04

Podemos desembaraçar os fios ainda molhados?

Desembaraçar os cabelos também deve ser feito com muito cuidado levando em consideração os processos que o fio passou, como: mechas, progressivas, alisamentos, permanentes… Lógico que o cabelo vai estar úmido, mas desembaraçar com o fio muito molhado também pode provocar a quebra. Faça devagar, separando em mechas.

É importante aplicar algum leave-in?

Sim! Para finalizar com secador ou deixar secar natural é muito importante aplicar um leave-in nos fios. Existem vários produtos no mercado que ajudam no controle de frizz, nutrição, desembaraço, proteção contra quebra e proteção térmica, além de outros benefícios. É um ítem must have!

one-united-produto-1

#FICAADICA: Esse é o United 25, novo leave-in da Redken. Conhecemos o produto recentemente, temos usado e indicamos! A fórmula não pesa os fios  e deixa um efeito hidratado.

Que tal dar mais atenção a este hábito do seu dia-a-dia para garantir mais saúde para o seu cabelo, hein? Os resultados serão comprovados a olho nu!

 

Quer conhecer mais o trabalho do Léo Batista? Ele atende no Tif´s Alameda da Serra
Alameda da Serra, 1369 – lojas 18 e 19 | Nova Lima – (31) 3589.5555

Imagens: Reprodução/Google

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'