Bastou Carmel Snow, a poderosa redatora da Vogue americana, soltar a célebre frase “This is a new look”, para que o trabalho de Cristian Dior extrapolasse as fronteiras de Paris. Era 1946, Dior inaugurava sua maison, em uma mansão na avenue Montaigne, e apresentava, na ocasião, sua primeira coleção. E o grande destaque da festa foi a cintura marcada que ganhou uma ampla saia-corola, atualmente conhecida como peplum.

“Fenômeno sociológico, estético e comercial sem precedentes, o New Look se espalharia pelo mundo, assegurando para todo o sempre o renome de uma marca cuja notoriedade não iria parar de crescer” (GRUMBACH, Didier). Este estilo inovador que o estilista Cristian Dior propôs fez tanto sucesso que, na década de 50, sua maison, sozinha, era responsável pela metade das exportações de alta-costura para os EUA. E esta delicada saia godê, que sai na altura da cintura, e enriquece blusas, casacos e saias, chega totalmente revisitada para a próxima estação.

Durante os desfiles da temporada verão 2013 – que começou com o Minas Trend Preview e terminou com o SPFW –, diversas grifes apresentaram suas propostas para um “New Look” contemporâneo. A elegância e feminilidade são intrínsecas à modelagem e a grande novidade fica por conta de tecidos tecnológicos, cores doces e outros detalhes inusitados. E o mais interessante é perceber como ele é versátil, isto é, marca presença nos mais diversos estilos. Quer ver?

No Minas Trend Preview a grife Martha Medeiros apresentou uma proposta super feminina. A estilista usou suas tradicionais rendas e abusou da cartela pastel, outra tendência do verão. Já a Vivaz explorou a modelagem em peças sofisticadas, com estampas exclusivas e bases delicadas, como o tule.

E a versatilidade da modelagem se revela, principalmente, no desfile da Cavalera. A grife paulista conseguiu explorar a referência do peplum sem perder seu estilo urbano e com pegada rocker. Já a Colcci trouxe a saia-corola para seu verão californiano: a modelagem é clássica, já que o peplum incrementou a saia lápis, e a estamparia é alegre e divertida.

Outro estilista que apostou na tendência foi Jefferson Kulig. Ele mostrou que é possível trazer o peplum também para peças minimalistas. E Fause Haten adaptou o saiote para seus suntuosos vestidos de festa. Por fim, foi a vez da Ellus, que criou looks contemporâneos, que geram desejo, ideais para ocasiões memoráveis.

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Moda / Tendências'