É quase clichê dizer: “Vai à Paris? Não deixe de visitar Versailles”. Mas, é que a pacata cidade, a apenas 22km da capital francesa, guarda boas e inesquecíveis surpresas. Entre elas, é claro, o grandioso Palácio de Versailles, famoso pelos seus suntuosos jardins e por ter sido a residência de Luís XIV.

Porém, muita gente não sabe que, além do castelo principal e dos vários jardins, também está instalado por lá o Grand Trianon, palácio de mármore rosa que fica no parque de Versailles e foi construído em 1687. E este foi o local escolhido para receber a mostra “Les Dames de Trianon”, que fica em cartaz até 14 de outubro.

A exposição é composta por retratos de mulheres da família real francesa. São mais de trezentos anos de história contados por meio destas imagens. Rainhas, imperatrizes e membros da nobreza francesa, além de mulheres que viveram a serviço da corte, retratam esta história.

As obras mostram desde Maria Antonieta, que foi mulher de Luís XVI, Jeanne-Antoinette Poisson, a Marquesa de Pompadour, Françoise d’Ambigné, a Marquesa de Maintenon e última esposa do rei, à Jeanne Bécu, a Condessa Du Barry, favorita de Luís XV, e a rainha Maria Leszczynska, mulher de Luís XV.

A mostra tem curadoria de Jérémie Benoit e fica aberta ao público de terça a domingo, de 12h às 18h30, com última entrada às 18h. Imperdível!

Para mais informações, visite o site do Château de Versailles.

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'