Elas estão durante todo o seu dia e, ao menos que suas pernas estejam cansadas, talvez você nem perceba. Elas são as cadeiras! Aquelas que te sustentam no café da manhã, no ônibus, metrô, dentista e até na terapia. Agora, elas também são o tema da mostra de design “1 Pessoa, 10 Cadeiras”, que acontece até o dia 23 de outubro, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

A exposição, que é parte das atividades da IV Bienal Brasileira de Design, propõe evidenciar a relação do design com o mobiliário do nosso cotidiano. Estruturada a partir de uma pesquisa sobre quantos assentos o cidadão brasileiro usa por dia, da hora em que sai de casa até a hora que dorme, a mostra expõe a necessidade de agregar valores de uso a peças de design.

A ideia é ir além da estética e chegar a sua influência no humor e na qualidade de vida do cidadão, como explica o curador Sérgio Lourenço. “Não é a toa que o design está entre as estratégias de competitividade das empresas, agregando valor e oportunidades de exportação”, destaca Sérgio.

Com mais de 200 tipos de assentos expostos, a mostra permite também a interação do público com as obras. “O visitante pode conferir ainda uma sala interativa para desenhar e sonhar com a mobília do futuro”, lembra o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG), Carlos Alberto Homem.

A exposição também conta com debates sobre a cultura, ergonomia e design neste setor, assim como o mobiliário essencial, horizontes e design do produto. Mostras temáticas e workshops ainda fazem parte da programação. Com entrada gratuita, a mostra é uma promoção do Sistema Fiemg. Não perca!

 

[nggallery id=77 template=galleryview images=0]

 

Mostra 1 Pessoa 10 Cadeiras
Data: até 23 de outubro
Local: Serraria Souza Pinto
Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Floresta | Belo Horizonte
Entrada: Gratuita
Horário: Terça a sexta-feira – 15h às 21h | Sábado e Domingo – 9h às 21h

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'