Uma das coisas que a gente mais ama na moda é essa capacidade incrível de comunicação que ela tem com outras artes. Prova disso é a exposição “Moda e Literatura por Ronaldo Fraga”, em cartaz no Centro Mineiro de Referência em Moda (CRModa) até dezembro deste ano. A exibição propõe uma retrospectiva sobre duas coleções do reconhecido estilista mineiro, cujo tema foram os escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa.

Marta Guerra, gestora do CRModa, se mostra bastante animada com a exposição, afinal de contas “esta é uma ótima oportunidade de oferecer ao público o acesso cultural e simbólico ao trabalho de Ronaldo”. Além disso, Marta também afirma que “esse trabalho serve como ponte para a cultura e a informação, sem distinções, inserindo a moda como acervo capaz de mostrar nossa cultura com conhecimento e liberdade”.

Tendo como base as coleções “A Cobra Ri”, de 2006, uma homenagem aos 50 anos da obra “Grande Sertão, Veredas”, de Guimarães Rosa e “Todo Mundo e Ninguém”, cujo homenageado é o escritor Carlos Drummond de Andrade e seus poemas, o público poderá se deliciar com os vestígios da pesquisa e do processo criativo utilizados por Ronaldo durante a produção das peças, cheias de significados e importância.

A exposição só vem para nos lembrar de como é íntima a relação de Fraga com o universo das artes e, principalmente, da literatura. “Acredito que exatamente tudo pode inspirar as curvas e cores das roupas, mas o que realmente me motiva é a literatura. Nesta mostra selecionei algumas peças em que a costura, os tecidos, a modelagem e os bordados reescrevem o que dessas escritas ficou em mim”, conta o estilista.

Com tantos bons incentivos para visitar a mostra, não há como deixar de anotar esse compromisso na agenda, certo? Além de ser uma viagem super interessante pelo rico universo criativo de Ronaldo Fraga, a exposição também é uma introdução interessante ao universo de dois grandes nomes da nossa literatura. Outra coisa: a entrada é franca!

 

Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1.149 – Centro | ENTRADA GRATUITA
Até dezembro de 2014, segundas, de 10h às 19h | terça a sexta, de 10 às 21h
Informações: (31) 3277-4384

Uma Resposta para “Moda e Literatura por Ronaldo Fraga”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'