O movimento, o conforto e o design se unem quando falamos da Plural. A marca mineira tem por trás do seu desenvolvimento uma equipe que sempre busca por novidades. Não é à toa que a diretora criativa da marca, Gláucia Fróes, recebeu da Fiemg um convite super especial, que veio acompanhado da seguinte pergunta: “o que você aposta como o futuro da moda?”. Ela, que sempre gosta de ser pioneira, logo respondeu: “a impressão 3D”. Aí surgiu um projeto que encanta – e surpreende – todos os visitantes que entram no Expominas: a exposição de peças feitas com essa tecnologia integra. A mostra “Minas Trend +10” prova que essa ideia pode sim ser o futuro da moda.

Há um mês mergulhei nesse projeto, que foi o maior presente da minha vida na moda”, conta Gláucia, com uma satisfação que chega a ser palpável. O desenvolvimento da primeira coleção de roupas impressas em 3D é resultado de uma parceria inédita no Brasil e que deu muito certo, entre: Plural, Fiemg, SENAI Modatec, Laboratório Aberto e 3D Lopes. A label mineira desenvolveu os padrões de impressão e o estudo de viabilidade para transformar as impressões em vestuário. E esse trabalho saiu do laboratório para ganhar espaço na exposição e claro, também conquistou destaque na passarela. “Como a nossa coleção se inspirou na Casa Arrumada, onde há afetividade e sentimentos únicos, decidimos desenvolver peças com o uso da tecnologia, com referências nos cobogós e azulejos”, explica.

minas_trend-plural-3d-fashionistando-01

A exposição já atrai olhares logo na entrada do evento!

Gláucia nos explicou que existem dois tipos de impressão 3D: rígida e maleável. Esta última é a mais demorada, mas foi dela que surgiram os quatro looks do desfile, enquanto as rígidas podem ser vistas de pertinho na exposição. “O caimento da impressão se assemelha ao tecido, mas como o processo ainda não permite impressões em grandes formatos, tivemos que colar as peças manualmente, o que deixa o processo bem artesanal e demorado. Por isso a modelagem com a Modatec foi fundamental”, explica a estilista. Como toda novidade, o que vale é a experimentação; e nesse quesito o trabalho já cumpriu uma missão louvável.

minas_trend-plural-3d-fashionistando-03

Zoom nos detalhes feitos em 3D

Eu queria trabalhar com volume, mas nosso tempo foi bem curto. Algumas peças demoraram 3 dias apenas para a etapa de impressão, mas fiquei muito feliz com o resultado. Tenho certeza que em um futuro próximo será bem mais rápido, com impressão em formatos maiores e ainda mais domínio desta tecnologia”, conta com expectativa.

minas_trend-plural-3d-fashionistando-02

Alguns dos looks criados a partir da impressora 3D também foram desfilados.

A Plural integra o line-up do Minas Trend desde 2008 e conquista seu espaço por sempre apresentar coleções contemporâneas e com um toque extra de conforto. E agora, mais do que nunca, se mostra à frente das demais, com um trabalho admirável. “O que fizemos é apenas um prospecto. É o começo de algo que com certeza vai se tornar maior”, finaliza. Ficamos na torcida e expectativa para que essas possibilidades se aproximem cada vez mais do consumidor final.

Fique de olho aqui no site e acompanhe em tempo real pelo instagram a nossa cobertura!

Fotos : Vivian Moreira e Zé Takahashi / FOTOSITE

728x90 (1)

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Minas Trend / Moda / Novidades'