No post de hoje vamos esclarecer a dúvida de muitas mulheres que não sabem o que vestir em ambientes de trabalho que adotam um dress code formal, como escritórios de advocacia, órgãos públicos e multinacionais. Quando se pensa neste tipo de trabalho, logo se imagina o conjunto de terninho e tailleur. Mas, é possível usar roupas apropriadas para o trabalho sem ficar muito séria e careta.

É importante lembrar que ambiente de trabalho não é lugar para mostrar que se é fashion e que se tem um corpo bonito. Por isso, nada de transparências, decotes, roupas ousadas,  justas e curtas. O terninho é sim uma das melhores opções, mas pode ficar mais moderno se usado descombinado.

As camisas, calças de alfaiataria e blazer são escolhas certas para esta produção do trabalho. Porém, é interessante procurar por peças com uma modelagem atual. As calças podem ser tipo flare ou carrots, que dão um ar mais contemporâneo ao visual.

O blazer pode ser acinturado e em cores alegres, como vermelho, amarelo e azul bic.  Para quebrar a rigidez e seriedade das peças de alfaiataria é só acrescentar um lenço de seda, um broche, um colar ou um cinto. Porém, é preciso ter cuidado: acessórios barulhentos e muito chamativos não causam um bom efeito para o trabalho. Para estas situações, o importante é não exagerar, quanto menos, melhor.

As saias tipo lápis também estão na moda (já falamos sobre elas aqui) e são muito elegantes para o trabalho. Ficam ótimas combinadas com cardigans e blazers. Para ficar ainda mais chique, use com uma meia-calça.

Se a calça jeans for permitida, ela deve ser de um modelo clássico, com um azul escuro, sem muitas lavagens e enfeites. O vestido preto estilo tubinho é clássico e fica perfeito para o trabalho. Elegante e discreto. Além disso, é uma peça versátil que permite diferentes produções.

Outra opção são os casaquetos de tweed, estilo Chanel. Este tipo de peça é coringa no guarda-roupa de trabalho. Fica bom com tubinho, saia e camisas. Uma boa sugestão para substituir as camisas de algodão são as blusas e camisas de seda, que  deixam a produção ainda mais feminina e sofisticada. E os sapatos mais apropriados são os scarpins e as sapatilhas. Deixe em casa os sneakers, sapatos modernos e as sandálias rasteiras.

Um guarda-roupa para o trabalho formal deve ter peças clássicas de qualidade, com excelente corte e cores sóbrias e discretas. Se ainda assim há dúvidas, preste atenção nos colegas de trabalho. Observe como seus superiores estão vestidos e os que exercem o mesmo cargo. Esta análise servirá como parâmetro para escolher seus looks. E a última dica é: não vista-se melhor que o chefe nem inferior aos colegas. Bom trabalho!

Onde encontrar estes looks?

Jardin – www.jardinfashion.com

Iódice – www.iodice.com.br

Áurea Prates – www.aureaprates.com.br

UMA – www.uma.com.br

Nutria – www.nutria.com.br

Schutz – www.schutz.com.br

Alphorria e A.Cult – blogalphorria.com.br

Patachou – www.patachou.com.br

Maria Valentina – www.mariavalentina.com.br

Dress To – www.dressto.com.br

7 Respostas para “Looks para trabalhar”

  1. MARIA AUXILIADORA DE MIRANDA SOUTO

    Nossa adorei as dicas, pois sempre fico com muitas duvidas como me vestir no trabalho. E aqui em Conselheiro Lafaiete(MG) tem a loja Agua na Boca que vende Alphorria e sempre tem coisas lindas pra nos oferecer e facilitar nossa vida , hahahahahah, parabens Aninha! Beeijos Dorinha.

  2. Shirley Santos

    Amei o post!!
    tenho muito problema em me adaptar a roupas muito formais no trabalho e procurando dicas amei este, e vi que posso sim me vestir bem, de forma discreta e sem parecer velha.
    sucesso e beijoks!!
    :*

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Como usar? / Moda'