Palestra antecipa temas para desenvolvimento das coleções Inverno 2014

Como em todas as edições, o Minas Trend apresentou mais uma vez para os empresários mineiros o Fórum de Inspirações. Desta vez, a apresentação abordou as principais apostas para o Inverno 2014. Confeccionistas dos setores calçadistas, de vestuário e de acessórios tiveram a chance de assistir a palestra de Marnei Carminatti, consultor do núcleo de design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).

Por meio da pesquisa feita em 24 pólos brasileiros, sendo 18 deles calçadistas e seis de confecção, e conduzida pelo Núcleo de Design da Assintecal e sob Coordenação do estilista Walter Rodrigues, o Fórum apresentou temas inspiracionais para o desenvolvimento de coleções. Os temas foram divididos em três conceitos, todos sob a chancela da palavra-chave “romantismo”.

Conceito 01 – Romantismo em Camadas:

Universo estelar, alquimia, contos de fadas, doçura, serenatas, aurora boreal, psicodelía, galáxia, anos 1980 e 1990, florais, new surfwear, lifestyle, RJ-Floripa-Califórnia, conforto, boêmia, Leste Europeu, kitsch, festivais de música, alma jovem.

Cores: efeitos de cores vibrantes, mix de cores, óptico, degradê, tons energéticos, como amarelo e o laranja.

Texturas: sedosos, cintilantes, tule, tramas, tricô, mosaico de tecidos.

Conceito 02 – Romantismo em Transformação:


Textura lunar, gesso, opaco, albino, papel, nostalgia do futuro, astronautas, anos 1960, retrofuturismo, androgenia, espiral, flutuação, raio-x, repetição, leveza de formas, geometria, ângulos, facetas, pedras preciosas, explosões.

Cores: reluzentes, reflexos, estamparia, brilho, neon, gradação de cores, tons de cinzas e azuis.

Texturas: vinil, plástico, cerâmica.

Conceito 03 – Proteção

Selvageria, aspectos primitivos, medial, sombrio e sóbrio, romantismo gótico, armaduras, anatomia, orgânico, osso, chifre, crina, novas camuflagens, lobos, neve, reinvenção do artesanal, místico, fogo, cascas, besouros, luar.

Cores: Tingimentos, ouro velho, carmim, carvão, ródio negro, cobre, tons de marrons novos.

Texturas: lãs, pelos acolchoados, madeiras ,metais, Jacquard, bordados.

Anote estas palavras-chave e comece a pensar no próximo inverno!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Minas Trend / Moda'