Não é novidade para ninguém que os estilistas precisam de muita inspiração. Mas, antes de mergulhar de cabeça em algum tema, eles sempre viajam para realizar um trabalho de pesquisa. Para muita gente isso pode parecer curtição, mas é trabalho! Londres, Nova York e Paris são as três cidades que sempre estão no radar dos designers de moda, e muitas vezes são visitadas mais de uma vez ao ano. O motivo? Porque nestas grandes capitais há uma efervescência cultural fora do comum, sem falar que as pessoas pelas ruas são uma inspiração à parte. Visitas às grandes lojas de departamento, análise das vitrines, anotações sobre tecidos, shapes e exposições sempre estão na pauta. Nesses hotspots surgem os grandes insights!

E neste último quesito sempre há algo novo para se descobrir. E nestas surpresas – e que agora se transforma em uma super dica – acompanhamos a viagem do Time da Alphorria para a Cidade Luz. Por lá Fernanda Thibau, Edna e equipe visitaram uma exposição imperdível para os fãs de moda, que fica em cartaz até o dia 7 de janeiro de 2018. “Christian Dior, Couturier Du Rêve” exprime suntuosidade e faz um diálogo entre o passado e o presente da marca.

Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-01 Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-03 Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-05

A exposição ocupa 3mil metros quadrados do museu “Les Arts Décoratifs” e revela relíquias. A mostra é rica em detalhes e referências que fazem com que o visitante entre no universo do estilista Christian Dior desde a fundação da marca, até a evolução da mesma com os renomados designers que o sucederam: Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri recentemente. Emoções, histórias de vida, afinidades, inspirações e criações conectam os visitantes a uma seleção de mais de 300 vestidos de alta costura desenvolvidos a partir de 1947. É para ficar “embasbacado” com o enorme privilégio de ver de perto um acervo tão importante.

Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-02 Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-04 Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-05

O renomado fundador de sua grife homônima era um fã declarado de arte e museus. Prova disso está nos mais de 70 anos de criações, que também interagem com pinturas, móveis e objetos de arte. Estas obras enfatizam e revelam ao público o olhar de Dior, que construiu sua história entre a costura e todas as formas de arte, que dão o tom da label até os dias atuais. E o acervo revelado não se resume a peças de roupa. Fotografia, centenas de documentos (ilustrações, esboços, fotografias documentais, cartas e manuscritos, materiais de marketing) e artigos de moda (chapéus, jóias, bolsas, sapatos, frascos de perfume) estão disponíveis para apreciação.

Uma curiosidade: no início do seu trabalho o designer considerava o estilo neoclássico como o cenário perfeito para suas coleções, o cenário perfeito para seus vestidos. Depois ele passou para um novo momento brilhante, que com atmosfera fresca homenageou o Iluminismo. Essas referências permeiam todos os salões da exposição: em salas de estar, nos corredores ou nos salões, que contam com uma montagem digna de uma marca de Alta Costura.

Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-06 Christian Dior, Couturier Du Rêve-paris-exbihition-fashionistando-07

Um banho de cultura, história, moda e vanguarda, que sem dúvidas provoca a formação de uma nova visão de trabalho! Porque apesar de colecionar décadas de história, a mostra revela o quanto Christian Dior sempre foi um homem à frente do seu tempo. Seja na construção de suas modelagens (lembra do “New Look”?), que redefiniu a imagem do traje feminino, vestindo celebridades ou no trabalho da construção de sua imagem forte e sofisticada.  Ficamos encantadas com esse passeio e não resta dúvida que o Time Alphorria vai nos surpreender com coleções ainda mais incríveis e completas nas próximas estações. Basta aguardar!

Está com viagem marcada para Paris? Então coloque este super passeio em seu roteiro!

 

“Christian Dior, Couturier Du Rêve”

Aberta ao público até o dia 07/01/2018.

Les Arts Décoratifs, rua de Rivoli, 75001 Paris

 

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'