Durante o inverno nosso corpo parece que pede alimento o tempo todo. É uma fome quase constante, não é mesmo? E alguns truques podem ser aliados da alimentação saudável, evitando que você fure a dieta e se jogue todos os dias no chocolate quente. Já ensinamos uma receita fácil e deliciosa com sopa de abóbora com gengibre (aqui). Agora, chegou a vez de passar mais uma dica prática.

O nutricionista Vinicius Silva aconselha quem vive este dilema de querer comer o tempo todo: “beba um chá”! Mas, fuja dos produtos industrializados. Aqueles saquinhos que encontramos com facilidade por aí não são ideais por várias razões. Podemos destacar algumas: contém aromatizantes artificiais e corantes químicos, dentro de alguns já foram encontrados desde talos (que não contém as mesmas propriedades benéficas) até grama comum. E isso não faz bem para ninguém!

Uma ótima opção é o chá mate. Mais prático, impossível, né? Segundo o especialista, o chá mate é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, sódio e ferro. Além disso, o consumo do produto deve estar presente no cardápio de quem precisa controlar o colesterol. Um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostrou que sua ingestão pode ajudar não só a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), como ainda ajudar a aumentar as taxas de colesterol bom (HDL).

Mas, como o exagero não é bem-vindo em nenhuma ocasião, aqui também é bom ter controle. O chá mate contém cafeína que, em excesso, pode gerar irritabilidade, dificuldade de concentração e insônia. Vinícius orienta o consumo máximo de três xícaras por dia.

Vamos para a receita? Coloque 1 litro de água em um recipiente e leve ao fogo. Desligue assim que ferver. Em seguida coloque na água duas colheres de sopa cheias de “folhinhas” de chá mate, deixe em um recipiente de vidro ou louça tampado, por mais ou menos 10 minutos e pronto.

Se preferir consumi-lo gelado, basta levar à geladeira! Uma dica saborosa é colocar limão na hora de tomar. Fica uma delícia!

Quer entrar em contato com o Vinícius? Basta visitar o site www.nuthree.com.br
ou escrever para viniciusaos@yahoo.com.br.

 

6 Respostas para “Que tal um chazinho?”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'