Hoje é dia dele: o bom e velho jeans! Quem diria que o tecido, que originalmente foi desenvolvido para uniforme de operários, atravessaria os anos e mudaria de figura? Hoje ele está super presente no dia-a-dia de todo mundo, justamente porque confere versatilidade e praticidade. Mas, rever um pouco da história agrega ainda mais valor a este clássico do nosso guarda-roupa, né?

Alguns dizem que o primeiro foi fabricado na Inglaterra, com uma característica bem rústica e resistente. Entretanto, uma coisa é fato: não tem como falar de jeans e não associá-lo como um importante aliado da Revolução Industrial. E nesse cenário, dois nomes fizeram um legado: Levi Strauss e Jacob Davis. Após a Guerra Civil dos Estados Unidos, Levi montou uma loja em São Francisco, na Califórnia, onde vendia tecidos e uniformes. Jacob era empresário e alfaiate em Nevada, comprou denim de Strauss para fazer calças para operários e colocou rebites de metal nelas, para evitar que as costuras se abrissem. Pronto: daí a evolução não parou!

Operários e seus jeans

E como é um tecido que de fato reconfigurou o visual de todos, o dia 20 de maio foi batizado como o “Dia Mundial do Jeans“. Já que é assim, nada mais propício do que falar no assunto, não é mesmo?

Marcas mineiras sabem produzir este material com maestria e já contamos esses detalhes na série de reportagens “Jeans das Gerais“. Prova de que esta matéria-prima é pura inspiração é que a Patogê até já explorou este universo para desenvolver um dispositivo de realidade aumentada! (reveja aqui)

DBZ Jeans

Não há dúvidas que na atualidade o jeans ultrapassou o limite apenas do formato calça (em seus mais diversos shapes) e se transformou em saias, shorts, bermudas, vestidos, jardineiras, camisas e coletes, que usados corretamente (não tem mistérios), trazem um ar contemporâneo instantâneo ao visual. A última tendência são as calças destroyed. Lembra que mostramos os corredores da SPFW e ensinamos como usar? Aprenda!

Brincar com os tons das lavagens cria resultados diferenciados e ainda mais atuais. O blue demim, como foi criado originalmente, é uma tonalidade mais clássica, que todo mundo tem que ter pelo menos um no closet. Super curinga!

Mas, uma outra tendência que promete conquistar as mais antenadas é a lavagem acid wash. Essa técnica deixa o jeans mais claro e com manchas, ou seja, cada peça é única!

Civil Jeans

E os homens também não estão de fora dessas atualizações. Para eles o jeans também se apresenta de diversas formas, seja no trabalho ou nas horas de lazer. Entre as peças must have  para os momentos de relax estão as jaquetas e bermudas.

Civil Jeans

E aí? Entre os seus essenciais do guarda-roupa, um bom jeans também não fica de fora? Como você mais gosta de aplicá-lo em um look?

Uma Resposta para “Dia do Jeans!”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Como usar? / Moda'