Brilho, elegância e feminilidade com pitadas de sensualidade e muito glamour. Assim ficou conhecida a moda dos anos 1920. E para quem curte este estilo, temos uma ótima dica: você pode conferir toda essa exuberância nas telas do cinema, em O Grande Gatsby, estrelado pelo charmoso Leonardo DiCaprio.

Mas, acredite, se não fosse a Primeira Guerra Mundial, que envolveu toda a Europa entre 1914 e 1918, o mundo da moda não teria vivido uma época tão revolucionária e elegante. Segundo a pesquisadora Márcia Mendonça, “as roupas femininas ficaram mais práticas, já que elas precisaram trabalhar”. Vestidos tubulares, com menos tecido, que não marcavam a cintura e na altura da canela eram unanimidade. Enquanto a Europa adotava o “menos é mais”, já que as mudanças provocadas pelas batalhas foram drásticas, na década de 1920 os Estados Unidos, principalmente em Nova York, queriam reluzir.

Foi lá que nasceram as melindrosas, garotas super descoladas que usavam olhos marcados, cabelos curtíssimos e muito brilho. Para Márcia, além do belo figurino, esse período também é bastante revisitado “porque deixou um simbolismo enorme referente à mulher emancipada, livre e despojada”. Na onda dos “anos loucos”, como também ficou conhecida a década de 20, algumas marcas se inspiraram para produzir suas coleções. Um bom exemplo é a Tiffany & Co., responsável pelas joias usadas em O Grande Gatsby. Destaque para os enormes diamantes e delicados arranjos de cabeça.

E as grifes mineiras de moda festa também bebem do charme desse tempo. Ana Flávia Castro, diretora comercial da Kalandra, conta que a feminilidade da época foi algo que inspirou a última coleção da marca: “bordados elaborados e tecidos fluídos eram usados, por isso são referência e estão em nossos vestidos, inspirando até hoje”.

Ana Cristina Bastos, coordenadora de estilo da Fruta Cor, conta que as joias exuberantes usadas pelas mulheres dessa época também estão presentes nos looks da coleção. “Foram representadas em forma de enormes bordados aplicados sobre as peças, os motivos florais estão em evidência”.

Mas, não é apenas em dias festivos que as tendências dos anos 20 fazem sucesso. Você  também pode adaptá-las com charme para o dia-a-dia. Para um visual romântico, aposte em cordões longos de pérolas, usados sobre blusas que não marcam a cintura, afastadas do corpo. Um lenço na cabeça dá o toque final. Depois, desfile o look e vá assistir O Grande Gatsby. Você vai se teletransportar para essa época deliciosa! Enquanto isso, veja o trailer e inspire-se!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Moda / Tendências'