Planejar um casamento exige atenção aos detalhes. Afinal, são eles que deixam sua festa e cerimônia ainda mais especiais e com personalidade. É por isso que, antes de fechar a decoração do seu casamento, é necessário que você pesquise muito! Você sonha com uma festa rústica ou clássica? Flores brancas e verdes ou coloridas? Como será o seu porta-guardanapo? Essas são algumas das questões que deixam as noivas doidinhas. E como se não bastasse, muitas também tem uma outra dúvida: é preciso usar sousplats na mesa?

Para resolver essa última questão, recorremos a uma das profissionais mais renomadas de Belo Horizonte: Cristiane Balbi, nome que comanda a Inflore Festas. Cristiane é arquiteta e, há mais de seis anos, dedica-se apenas a decoração de eventos – tanto casamentos gigantes, quanto comemorações mais intimistas.

Segundo Cristiane, o sousplat, “além de ser um item muito charmoso e que compõe a decoração, também tem a função de acolher os pratos, evitando que estes deslizem sobre a mesa. É um complemento que faz muita diferença na montagem de qualquer evento”, afirma. Sendo assim, acabamos de responder a questão, né? É preciso sim usar sousplats na mesa.

2

Sousplat de vidrilho bordado dourado e bege, guardanapo de linho bege com dobradura em flor de Liz. Porta-guardanapo feito à mão – pasmem – pelo noivo, com cristais e pedrarias variados. | PH: Azo Foto

“O sousplat ajuda a preencher os espaços vazios de uma mesa, deixando, assim, tudo mais harmonioso. Seja um petit comité ou uma festa de casamento, vale muito a pena investir nesse item, que certamente fará muita diferença na decoração do ambiente. Uma mesa bem montada reflete o carinho e cuidado do anfitrião com seus convidado”, explica.

DICAS PARA QUEM QUER INVESTIR NO SOUSPLAT

Mas, como usar os sousplats? “O sousplat deve seguir a linha de decoração escolhida para o evento. É muito importante que ele esteja em harmonia com as cores e o estilo escolhido para festa. Além disso, o sousplat pede o acompanhamento de um guardanapo, que também deve ser escolhido combinando com toda a proposta”, sugere a arquiteta e decoradora.

3

Sousplat brocado dourado com guardanapo de linho rústico. Dobradura flor de Liz com porta-guardanapo de couro dourado com monograma dos noivos. | PH: La Foto – Azo Foto

Uma ideia super contemporânea é fazer montagens de mesas diferentes, em um mesmo ambiente. Cristiane sugere, por exemplo, destacar apenas as mesas de família com um sousplat mais nobre ou, até mesmo, apostar na variação dos sousplats, de acordo com o tipo de mesa.

“Sempre recomendo aos meus clientes investirem nos complementos de mesa, mesmo que, para isso, precisem sacrificar outras coisas da decoração. Afinal, são eles que realmente fazem diferença e deixam uma mesa bem montada”. Vale lembrar que, para escolher esses itens, a opinião do seu decorador é crucial, pois é ele que tem em mente todo o contexto da festa e vai saber direcionar da melhor forma sua escolha.

5

Sousplat de vidrilho prata com guardanapo de linho rose, dobradura envelope com orquídea cymbidium. | PH: Ana Paula Lobato

SOUSPLAT BRIGA COM O GUARDANAPO?

Cristiane ressalta que a combinação do sousplat com um guardanapo é muito importante. “Deve ser levada em conta, além da palheta de cores e estilo dos itens, a dobradura que será feita no guardanapo e um possível porta-guardanapo”. A composição deve ficar harmoniosa e convidativa, de maneira que valorize ainda mais a beleza de tudo ao seu redor.

Que tal se inspirar? Existem diferentes tipos de sousplat sabia? Confira:

Ana Paula Aguiar Fotografia

Sousplat cobre metalizado, com guardanapo de linho rústico. Guardanapo em dobradura envelope, com celosia rabo de gato na cor fúcsia. | PH: Ana Paula Aguiar Fotografia

sousplat-casamento-fashionistando.1

Sousplat de forminha dourado, com guardanapo de linho branco e ponto ajour. Porta guardanapo de fios dourados com pérola feito à mão pela Jolie Bem-Casados.

6

Sousplat forminha dourado com guardanapo de linho, dobradura envelope com porta guardanapo em laço channel com pérola. | PH: Manu Antunes

7
Sousplat de ratan Santeh com guardanapo de linho branco dobrado em envelope com folinha de ruscus | PH: Ana Junqueira

8
Sousplat de vidrilho dourado com guardanapo bege em envelope. | PH: Le Grand Jour

Gostou das dicas? Vai investir em um sousplat charmoso?

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Casamento / Decoração / Dicas'