Para uma pele bonita e saudável, é preciso alguns cuidados especiais. Ter um dermatologista de confiança, passar protetor solar diariamente e beber muita água são algumas das nossas obrigações básicas para manter nossa pele viçosa.

E os cuidados precisam ser diários, independente da época do ano. Mas, uma coisa é fato: no verão, sofremos ainda mais com os danos que os raios solares podem causar em nossa pele. Por isso, é preciso ter alguns cuidados extras, turbinar seu protetor solar e lembrar de retocar o produto ao longo dia.

sunscreen-burn-my-face-article

Crédito: Reprodução

Entretanto, quando o assunto é protetor solar, muita gente tem dúvidas, né? Como escolher o protetor solar certo? O que é preciso levar em consideração nesta escolha? Qual o fator de proteção solar (FPS) mais adequado? Para ajudar você, pedimos ajuda ao Dr. Bruno Vargas.

Segundo o dermatologista, “é importante lembrar que o FPS indica o grau de proteção da pele contra a radiação ultravioleta B. É mais recomendado que pessoas de pele mais clara optem por filtros com FPS mais alto, pois elas possuem menos proteção natural”, explica o Dr. Bruno Vargas.

Além de observar o FPS, também é preciso ter atenção quanto ao tipo de pele. “Alguns filtros solares com grau maior de FPS, por exemplo, costumam deixar a pele mais oleosa”, observa. “Outro índice importante para ser avaliado é o PPD, que indica o nível de proteção contra a radiação ultravioleta A. De um modo geral este deve ser 1/3 do FPS e no mínimo 10. Ou seja, se o FPS for 30, o PPD deve ser pelo menos 10”, complementa. Você sabia disso?

Outro aspecto muito importante ao observar é a textura do produto. “Existem disponíveis no mercado protetores em gel, creme, spray e em mousse. Os filtros em creme são recomendados a peles secas, já que esse tipo de pele pede mais hidratação. Versões em mousse ou gel são mais indicados para peles oleosas, já que a textura é mais leve. Os filtros em spray são práticos para grandes áreas ou locais com pelos, pois neles seria mais difícil para espalhar o creme”, sugere o Dr. Bruno Vargas.

dr-bruno-vargas-protetor-solar

E atenção: fique atento a quantidade de protetor solar! “O ideal é utilizar cerca de 2mg/cm², o que equivale a 8 colheres de chá, para o corpo todo e uma colher para o rosto, pescoço e cabeça”, finaliza.

Para solucionar outras dúvidas sobre cuidados com sua pele, visite o Instagram do Dr. Bruno Vargas. Por lá, diariamente ele compartilha várias dicas valiosas! Clique aqui.

Uma Resposta para “Como escolher o protetor solar?”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'