Como escolher o bouquet correto? Qual o melhor formato? Existem regras ou padrões? Será que a cor deve ser a mesma da decoração da cerimônia e recepção? Essas e outras perguntas são frequentes para todas as mulheres que estão na fase dos preparativos do casamento. Então buscamos dicas de profissionais que estão no mercado, acompanham tendências e sabem o que pode funcionar para cada pessoa. Dica de expert é sempre válido, né?

Cris Balbi (Inflore) e Tatiana (Gallios Arte Floral) “respiram” casamento e são craques em descobrir o que mais combina com cada tipo de noiva. Veja as respostas:

  1. Como começa a escolha pelo bouquet ideal?

Cris – Por ser um item de extremo destaque no casamento, a escolha deve ser feita com muito zelo pela noiva, pois ele será seu principal acessório no caminho rumo ao altar.  Para fazer a melhor escolha, em primeiro lugar, a noiva deve considerar qual é o modelo que a agrada mais, já que este é um item que vai expressar muito sobre a sua personalidade. Existem diversas cores e formatos, e apesar de não haver uma regra sobre este acessório, ele deve ser escolhido considerando-se o contexto do casamento, o estilo da decoração e até mesmo o vestido que será usado no grande dia. Outra coisa muito importante, é que o buquê deve ser feito em um tamanho proporcional ao de sua dona, para que não haja excessos ou até mesmo o contrário. Por fim, para evitar distorções de formato ou tonalidades é importante contar com o auxilio da decoradora na escolha das flores que serão utilizadas.

Tati – Antes de mais nada a noiva deve seguir o seu gosto e o que sonha para seu grande dia, precisa ter um cuidado todo especial em escolher o bouquet e mais ainda em escolher o profissional que irá confeccioná-lo. Este acessório é um dos mais importantes nas cerimônias de casamento, pois está ligado diretamente ao look da noiva, podendo destoar ou valorizar o mesmo. Não dá para tomar essa decisão com pressa!

bouquet-buque-fashionistando-inflore-ANA PAULA AGUIAR-02

  1. Quais cuidados ela deve ter na hora da escolha?

Cris A noiva deve ter o cuidado de lembrar que este é um acessório, e não deve roubar a cena no grande dia. Seu tamanho, cor e flores devem estar em harmonia com o resto do traje usado. Outro cuidado importante é deixar bem claro para a decoradora como gostaria que fosse o resultado final deste item. Apesar de ser um trabalho artesanal e cada buquê ter um aspecto de singularidade, é possível se atender com exatidão aos requisitos de formato e cores solicitados.

Tati – Não deve abrir mão do que deseja para satisfazer gostos de terceiros. A noiva deve ter certeza das flores e cores que gosta. É comum ter muitas dúvidas, mas a percepção do que a noiva quer deve ser feito a partir de uma análise do responsável pelo arranjo. Este profissional vai lapidar o gosto da noiva com os demais itens escolhidos para o casamento, evitando erros que podem prejudicar no resultado final.

bouquet-buque-fashionistando-inflore-GUSTAVO AMORIM-04

  1. Quais dicas vocês dão para as noivas?

CrisMuitas noivas já chegam para reunião com fotos de referências. Mas por diversas vezes, quando estão na dúvida, eu auxilio mostrando fotos de outras noivas, tentando sempre ressaltar os efeitos que este arranjo é responsável por causar. Geralmente, dou dicas de tonalidades, das flores que podem compor o item, do tamanho, entre outros fatores relevantes. Minha consultoria é baseada em uma percepção do estilo da noiva, para que este item seja um complemento que esteja dentro de todo um contexto do evento realizado.

Tati – Sempre digo para as noivas para não aceitarem o bouquet como um simples brinde. Ele é um acessório tão importante, que além de levar em conta o look, deve-se também considerar o tipo físico da noiva. Medidas de cintura, anti-braço e tronco são fundamentais para determinar o formato, o diâmetro e o tamanho do caule do bouquet. Para cada noiva é criado um tipo especifico. Poucos sabem, mas tem noivas que não podem carregar o arranjo posicionado de frente. Para algumas, o caule do bouquet deve ser mais longo e que as flores devem seguir uma proporção de tamanho para não brigarem com a composição de tecido e bordados do vestido. São estes e muitos outros cuidados que o designer precisa observar para que a noiva tenha em mãos um bouquet que valorize o conjunto, e não o contrário.

bouquet-buque-fashionistando-inflore-DOIS EM 1 FOTOGRAFIA-03

  1. Qual formato está mais em voga?

Cris Apesar dos clássicos com rosas e orquídeas e principalmente nas tonalidades de branco e verde ainda serem os favoritos da maioria, o sucesso das noivas modernas tem sido os de formato mais despojado, com uma mistura de cores e itens exóticos como as suculentas, as sementes e em alguns casos até mesmo com plumas e cristais, consagrando o bouquet boho.

TatiO formato desestruturado e com um maior mix de flores está em alta. As noivas mineiras são mais tradicionais, gostam dos redondinhos, mas mesmo nestes, temos colocado um número maior de texturas e cores. O bouquet de flor única, no momento não é uma boa pedida.

bouquet-buque-fashionistando-gallios-06

  1. Alguma flor é mais interessante usar? Por quê?

Cris A escolha das flores vai estar diretamente ligada ao formato e efeito desejados. Por isso devem ser selecionadas cuidadosamente para que o resultado final seja perfeito! Outra coisa que eu acredito ser bastante relevante é que as flores mais nobres devem ser selecionadas para aparecerem neste item, já que será de grande destaque no casamento.

Tati Não tem uma flor que podemos determinar mais interessante, o que sempre avalio é o tempo de durabilidade que a noiva anseia para seu bouquet, muitas querem usar bouquet da cerimônia nas fotos externas, para isso sugiro flores mais resistentes.

bouquet-buque-fashionistando-gallios-01

Lendo atentamente as respostas acima não resta dúvida do quanto é importante procurar profissionais para te ajudar a tomar a melhor decisão! E não se aflija: existe um bouquet perfeito para você!

Acompanhe nossas dicas diárias de casamento também no @FashionistandoNoivas e fique por dentro das novidades desse tema delicioso!

 

Gallios Arte Floral
contato@gallios.com.br
@Galliosartefloral

Cris Balbi Inflore
contato@inflorefestas.com.br
@crisbalbi.inflore

Imagens: Gustavo Amorim, Inusitado Fotografia, Dois em 1 Fotografia, Ana Paula Aguiar

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Casamento / Dicas'