No verão sentimos a pele mais oleosa. O motivo disso é que o aumento da sudorese provoca também uma elevação da produção sebácea. Assim, notamos o surgimento de pontos de acne no rosto, mesmo para a pele que não tem tendência para cravos e espinhas. Além desses fatores, o uso constante e frequente de protetores solares e hidratantes não específicos para o seu tipo de pele podem aumentar a oleosidade da região.

E agora, que estamos vivendo os dias de outono, os cuidados devem continuar! Já que é assim, devemos ficar atentas e procurar informações sobre os produtos certos para nossas necessidades. E são exatamente essas dicas que a especialista Giselle Apicela compartilhou conosco. Afinal, quem não quer uma pele linda, seja qual for a estação?

A expert ensina que o primeiro passo é descobrir qual é o seu tipo de pele. De um modo geral, existem cinco tipos básicos: normal, seca, oleosa, mista e sensível, sendo que cada uma contém características particulares e que requerem cuidados específicos de tratamento.

Pele normal: Possui uma textura fina, superfície lisa, os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis, de um modo geral aparecem sempre no mesmo tom da pele. É uma pouco propícia a desenvolver manchas e acne e reflete boas condições de saúde.

Pele seca: A pele seca tem um aspecto ressecado e tem uma certa tendência a se descamar. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão com o passar dos anos. Necessitam de constante proteção e de hidratação com cremes específicos para o dia e para a noite.

Pele oleosa: Como o próprio nome já indica, pele oleosa é ligeiramente e moderadamente gordurosa e, quando olhamos de longe, parecem ser lustrosas e brilhantes. Este tipo de pele é causado pela secreção de sebo que se faz ao longo da superfície da pele. Este excesso de óleo atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente, por isso os poros acabam ganhando uma cor mais escura. Os cravos, por exemplo, tendem a ser pretos. Além disso, possui uma grande tendência em aparecer espinhas.

Pele mista ou combinada: Este tipo de pele é a mais comum. Como o nome sugere, é uma combinação de ambas as outras, com maior oleosidade na testa, nariz e queixo, a chamada zona T.

Pele sensível: Este tipo de pele tem uma textura fina e reage as mudanças no clima. São sempre muito clarinhas e facilmente se irritam com o uso de muitos produtos de beleza. Normalmente, desenvolvem uma vermelhidão, manchas e também é muito propensa a descamar.

O cuidado diário em casa (home care) é essencial para manter a pele sempre limpa e saudável.  Porém, se ela estiver pedindo cuidados especiais, principalmente nessa fase pós-férias, de alta exposição solar, procure um especialista em dermatologia ou um profissional esteticista de confiança. Eles saberão indicar os tratamentos e produtos ideais para a saúde da sua pele – o que é bom para sua amiga pode não funcionar para você!

Tratamentos mais indicados nessa fase: limpeza de pele profunda, esfoliação e hidratação.

Entretanto, mais do que fazer procedimentos “agressivos”, é fundamental que você tenha uma rotina de cuidados com a pele. Giselle listou os quatro passos indispensáveis para ter a um rosto perfeito e ainda indica os produtos especiais:

Higienização
Lavar o rosto com sabonetes específicos para o tipo de pele. Os produtos apresentam na embalagem a indicação de uso. Lembre-se que antes disso, devemos usar emulsão ou loção de limpeza. No caso das mulheres, falamos dos demaquilantes. Alguns exemplos de produtos:

Pele seca: Cetaphil sabonete para pele seca e sensível
Pele mista/ oleosa: Effaclar gel de limpeza La Roche Posay, Dermotivin Foam Galderma
Todos os tipos de pele: Sabonetes neutros (por exemplo: sabonete de glicerina). Uma boa opção é o sabonete neutro de Aloe Vera, da Adcos.

Pelo menos a cada 20 dias, fazer esfoliação, que também deve ser com produtos específicos, para não agredir seu rosto.

Dica de esfoliante caseiro: misture duas colheres de açúcar e três colheres de mel, misture e esfregue no rosto suavemente em movimentos circulares. Lave com água morna e seque suavemente. Mas atenção: essa receita não é indicada para peles mistas e oleosas.

Tonificação
A loção tonificante tem a função de equilibrar o PH natural da pele para prepará-la para receber o hidratante. Isso deve ser feito pela manhã e a noite também. Peles oleosas devem dar preferência para tônicos adstringentes.

Hidratação e anti sinais
De dia é fundamental usar um hidratante especifico para este período, para deixar sua pele nutrida e lisa. Já para noite, o ideal é usar outro produtos. Busque por um hidratante nutritivo que irá regenerar a pele, cuidando de suas olheiras e das linhas de expressão. Peles oleosas também necessitam de hidratação, porém deve-se ter o cuidado de procurar as formulações específicas para este tipo de pele.

Hidratante para peles oleosas: Neutrogena/ Normaderm Tri Activ Vichy.
Atenção: Pelo menos 1 x por mês, hidratar a pele com máscaras hidratantes.

Dica de máscara hidratante caseira:  Misture 1 copo de iogurte natural e três colheres de chá de camomila bem concentrado. Misture bem e aplique no rosto. Deixe a máscara agir por 15 minutos e, em seguida, lave o bem o rosto. Fazer a aplicação após esfoliação. Não indicado para peles mistas e oleosas.

Proteção solar
Utilizar protetores solares faciais de três a cinco vezes durante todo o dia. Não esquecer do pescoço, colo, braços e mãos. Usar na face protetores específicos para o rosto, com fator de proteção mínimo FPS 30.

Alguns exemplos de produtos:

Pele mista/ oleosa: Roc Minesol Oi Control
Todos os tipos de pele/ seca ou normal: Anthelios La Roche Posay, Episol, Avène.

Protetor solar com base: excelente opção de associar cuidado e beleza.

– Líquidos: possuem textura mais oleosa, ideal para peles normais e secas. MARCAS: Avéne, La Roche Posay, Spectrabam, Adcos.

– Compactos: Ideal para carregar na bolsa para facilitar o retoque do protetor. Excelente para peles mistas/oleosas. MARCAS: Avéne, Spectrabam, Adcos, Shiseido.

Aproveite para fazer a listinha dos produtos ideais para você, que sabe qual é o seu tipo de pele, e tenha um rosto lindo e jovem por muito mais tempo!

 

Quer entrar em contato com Giselle Apicela? Ela é farmacêutica especialista em estética. Basta ligar para (31) 8511-1336
ou enviar um email para giselleapicela@gmail.com

Centro de Beleza, Estética e Saúde – Av. Luiz Paulo Franco, 385 – sala 509 – Belvedere l BH

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Novidades'