Ano novo. Vida nova. Este é o lema de quase todo mundo, né? E uma das mudanças que costumamos adotar é a de – pelo menos tentar – ter uma vida saudável. Isso inclui ingerir alimentos que fazem bem a saúde e também praticar mais exercícios físicos. E você sabia que a escolha da comida também influencia na saúde dos seus olhos? Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares. Conheça quais são eles:

Cenouras e alimentos de cor laranja

Cenouras e as demais frutas e legumes de cor alaranjada fazem bem aos olhos. “Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A”, explica. Para quem não sabe, esta vitamina contribui com a saúde da retina. “Vale ressaltar que tanto a cenoura, quanto a abóbora, também contém vitamina C – ótimo para a saúde em geral”, completa.

Folhas verdes

“A verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contém antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres”, declara Renato Neves. Além disso, estes alimentos ainda possuem luteína e zeaxantina, que contribuem para reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

Frutas vermelhas e cítricas

Ricas em vitamina C, estas frutas tem um importante papel na prevenção de doenças oculares. “Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção e também impedem a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma”, observa.

Ovos

“Além de ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI)”, diz o oftalmologista.

Peixes

Salmão, atum e truta são ótimos aliados à saúde ocular. “Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo”, afirma o especialista.

Ótimas dicas, hein? Mas, o Dr. Renato Augusto Neves, autor do livro “Seus Olhos”, observa que, mesmo se você adotar uma dieta rica e com estes alimentos, é indispensável consultar um especialista e fazer os tratamentos indicados. Saúde!

16 Respostas para “Cinco alimentos que melhoram nossa visão”

    • Edgar, para o ceratocone há o anel de Ferrara e o mais recente tratamento é uma operação feita a laser que vem da Espanha. Tem uma centro clinico em BH, na av. do contorno, não tenho certesa do nome, instituto dos olhos ou clinica. Estes tratamentos poderam ser feitos pelo Dr. Ricibelli. Falo isto porque, o filho tem esta doença e faz o tratamento com este Dr. Há, e tem uma outra dica, a doença depois de um certo tempo de idade, ela se estabiliza ou seja, ela para de prejudicar as corneas. Mas, há de se tomar cuidados e seguir orientações medicas.

    • Jose Maria Soares

      O meu filho mais novo Douglas TINHA ceratocone. Um médico amigo da familia foi o único a detectar o problema e tratá-lo de forma que a ceratoconia está quase extinta. A disposição para quaisquer outras informações.

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'