“Por riscos, rabiscos e esboços desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória. As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”
Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga é, sem dúvidas, um dos principais artistas mineiros da contemporaneidade. Multiartista, na verdade. Afinal, ele explora como poucos o seu universo criativo e extrapola as fronteiras do mercado da moda, alcançando admiração e espaço em diferentes segmentos do design. E após completar 35 coleções, ele decidiu dividir com a gente todo seu repertório de pesquisas e estudos na exposição “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”.

Para quem curte o trabalho do estilista, esta é uma ótima oportunidade para conhecer sua história, rever coleções marcantes e entender um pouco do seu processo de criação. A mostra fica em cartaz até o dia 9 de dezembro, na futura Casa Fiat de Cultura (atual Palácio dos Despachos), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e promete muitas surpresas aos visitantes.

Por lá, estão em exibição croquis e materiais gráficos, como convites, releases e outros itens que remetem a diferentes coleções, além de vídeos e, claro, roupas. Destaque para o espaço “Costela de Adão”, que mostra uma coleção produzida em 2003, que teve como objeto de pesquisa a cerâmica do vale do Jequitinhonha. Uma forma inusitada de revelar e valorizar uma região tão pobre economicamente e tão rica culturalmente.

Vale ressaltar também o “Parque de diversões das coleções”, um tipo de árvore da infância, que gerou desenhos que se transformaram em roupas. Agora, eles estão dependurados no varal da memória.

Vale visitar. E revisitar. Já que por lá, é possível conhecer muito sobre a história da moda brasileira.

SERVIÇO:
“Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”
Até 09 de dezembro de 2012
Local: Futura Casa Fiat de Cultura – Praça José Mendes Júnior s/n – Lourdes
Horário: De terça a sábado, de 10h às 21h | Domingos, de 10h às 18h | Segunda não abre
Entrada: gratuita
Para agendamentos de grupos ou visitas guiadas, ligue para: (31) 3239.2014

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Cultura / Radar'