As luzes foram apagadas segundos antes do coral lírico se direcionar para a árvore – presente logo ao lado da boca de cena do desfile. Minutos depois, as luzes se acenderam e o canto começou. Uma mistura de emoção e expectativa brilhou naquele instante. Era o momento certo para fazer surgir o que estava em primeiro plano: os acessórios finalmente ganharam a cena no Minas Trend! A ideia veio do Sindijoias Gemas – MG com a proposta de mostrar o que tem de mais inovador no segmento.

minas-trend-sindijoias-fashionistando-1minas-trend-sindijoias-fashionistando-2

1. Coral que se apresentou durante o desfile | 2. Modelos  | 3. Modelo | 4. Todos os designers reunidos após o desfile, sendo eles Carlos Penna, Flávia Marieta Rigoni, Lázara Ferreira, Renata Fontan, Claudia Arbex e Hector Albertazzi | FOTOS: AGÊNCIA FOTOSITE

Desfile Sindijoias no Minas Trend

Carlos Penna, a convite do Sindijoias, coordenou o desfile e ressaltou que a história presente estava vinculada à criação do DNA de cada marca. Todas teriam 3 modelos a fim de mostrar seus trabalhos. E cada uma das marcas trouxe realmente uma história para contar que passava desde a geometria até os bairros parisienses.

Fazer um desfile em que ficasse bem nítido a mudança entre as seis marcas não era o objetivo. “A ideia não era criar algo individual, já que o público não vai conseguir diferenciar essas marcas”, ressalta Carlos Penna. Até a peça única de roupa, feita pela grife Madreperola, chegou tanto para dar destaque às joias quanto para não diferenciar uma marca da outra. “A ideia [do vestido] era criar um plano de fundo para essas peças e colocar os acessórios em primeiro plano. Já que, na maioria dos desfiles, ele está em segundo plano”, explica Penna.

A iniciativa foi bem vista entre as marcas. Essa abertura é parte importante para apresentar fragmentos do todo que precisavam de destaque. “É essencial começar a fazer esses desfiles, porque dá espaço para as pessoas verem o que está sendo criado, o que tem sido desenvolvido em moda na parte de acessórios”, ressalta Hector Albertazzi que parabeniza o Sindicato pela iniciativa e apoio.

Tradição e modernidade reunidas

O desfile explorou tanto o que havia de mais tradicional até o mais moderno. Começou chamando a atenção de todos para um acessório com pérolas que se transformou em vestido. Ele foi inspirado no cabaré Moulin Rouge e se engana quem pensa que é uma joia. A marca Lázara Ferreira Design trabalha apenas com bijuterias, já que o seu objetivo é se encaixar perfeitamente à rotina das mulheres.

A ideia da coleção era sair do “Paris inspirado em pontos turísticos” e trazer o que a designer Lázara Ferreira chama de “Paris do novo olhar”, voltado para os bairros parisienses. Por isso, escolheram três deles para representar em suas peças que trouxeram ousadia e elegância, marcas registradas de Lázara.

minas-trend-sindijoias-fashionistando-

Demandas do mercado

Saindo das viagens e indo para a geometria, está a marca de acessórios Marieta Rigoni. Ela se voltou tanto para materiais mais finos quanto materiais mais econômicos, a fim de atender às demandas do Salão de Negócios do Minas Trend. Além disso, por gostar de trabalhar formas e linhas, alguns modelos tiveram um toque especial. “As peças foram trabalhadas em cima do próprio corpo. Eu pego, por exemplo, as minhas estéticas formais e busco explorá-las”, explica a pesquisadora Flávia Marieta Rigoni que decidiu criar a sua própria marca após 8 anos de pesquisas intensas no ramo.

sindilojas-desfile-foto-2

O uso de pedrarias na construção dos acessórios entra em destaque no desfile a partir da marca Caleidoscópio, que participa do Minas Trend há 10 anos (e, inclusive, já teve desfiles individuais). Segundo Renata Fontan, os acessórios foram inspirados na concepção do universo, temática presente na coleção atual. Porém, foram recriados conceitualmente para a apresentação, já que possuem um tamanho maior que o comum. Mas isso foi pensado a fim de mostrar o conceito da marca, por ser algo totalmente artesanal. Desta forma, poderiam exibir ainda mais detalhes das peças.

A marca Claudia Arbex se inspirou na atmosfera para criar as peças apresentadas no Minas Trend. Assim como a Lázara Ferreira Design, ousou na hora de criar acessórios que fossem extremamente presentes, seguindo a lógica de virarem vestimentas. “Quando você faz um desfile, você tem que realmente colocar toda a sua inspiração para fora, todos os seus sonhos e seus desejos, para criar algo inusitado e diferenciar na passarela”, explica Cláudia que participa pela primeira vez de um desfile coletivo após já ter se destacado com sua marca sozinha nas passarelas.

Veja outras joias e acessórios que se destacaram na passarela:

acessorios-sindijoias-minas-trend

acessorios-sindijoias-minas-trend-fashionistando

Fotos: Agência Fotosite

 

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Minas Trend / Moda'