Uma palavra de apenas cinco letras, mas que causa muitas dúvidas: BOTOX. Ele pode ser o vilão ou um grande auxílio para garantir um visual jovem para homens e mulheres. E se você sonha em desfrutar dos vários benefícios da toxina botulínica, vá em busca de um profissional que tenha um olhar ainda mais criterioso para a parte estética. É importante pesquisar bem antes de realizar qualquer procedimento!

A Dra Priscila França é especialista em harmonização facial – e o seu talento vem de berço: filha de cirurgião plástico, mãe pianista e com avós que são artistas plásticas. “Cresci no meio artístico e sempre amei a parte criativa da medicina. Por isso o mundo da dermato e estética me atraíram. Meu olho foi treinado desde cedo! Eu fui auxiliar do meu pai por muito tempo; lembro que já tive várias discussões com ele sobre padrões, formas e proporções. As esculturas das minhas avós me fascinavam, assim como a música clássica tocada em casa também me inspirava o dia todo”. Essa combinação resultou em uma profissional habilidosa, mas que também sempre está em busca de se atualizar. Ou seja: além de conhecer os melhores procedimentos e protocolos, ela entende como analisar o paciente como um todo para oferecer uma aparência mais jovem.

Sobre o Botox, a Dra Priscila contou que a maneira de aplicação mudou ao longo dos anos: “no início era muito comum aquele efeito ‘congelado’, mas este não é o meu perfil de trabalho, apesar de muita gente ainda solicitar esse tipo de resultado. Hoje o botox tem muito mais um viés de relaxamento muscular natural (neuromiomodelação) prevenindo a fratura dérmica ao evitar a contração da pele”. Ou seja: nada de rostos paralisados e sem expressão! O botox é um grande aliado para manter a saúde da pele com naturalidade.

Fizemos 7 perguntas para a especialista sobre o botox, porque sabemos que a substância ainda desperta muita curiosidade:

O que é o botox?

O botox é uma neurotoxina atenuada de uma bactéria, que paralisa a musculatura onde for aplicada. É específica para a placa muscular, então bloqueia o estímulo neuroquímico que gera a contração. Indicado para musculatura dinâmica, que movimenta.

Uma curiosidade é que o a toxina botulínica é uma das drogas mais usadas no mundo, tanto na estética, quanto em outros tratamentos, como por exemplo, exaqueca.

Quais as funcionalidades?

O botox não serve apenas para rejuvenescer. Com função estética a toxina pode ser aplicada na testa, olhos, labela, ponta do nariz, queixo, contorno facial e pescoço. Mas além das opções estéticas, pessoas que sofrem de questões funcionais, como enxaqueca, bruxismo, transpiração excessiva e até rosáceas também desfrutam dos benefícios da toxina. Mas é importante observar que estes casos devem ter acompanhamento multifuncional (dermatologista, fonoaudiólogo, dentistas e fisioterapeuta).

Qual a durabilidade?

O paciente vai observar o efeito de 4 a 6 meses. Ao longo desse período a toxina vai deixar de atuar, permitindo que o músculo retorne aos movimentos gradativamente. Pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade podem ter um efeito mais curto, mas varia de cada pessoa.

Quando começar a usar?

Para a estética é importante observar que o Botox tem a função de atuar diretamente na prevenção das marcas de expressão. O momento de procurar um profissional habilitado é quando você observar que a sua contração muscular está mais intensa, de maneira que alguns vincos estão começando a surgir discretamente. Não existe uma idade padrão! Cada pessoa tem um timmig. É importante observar que pessoas que já tem as marcas fixas na face devem recorrer a outros tratamentos, mas é indispensável a avaliação de um especialista.

A aplicação com função estética acontece apenas na testa?

O terço superior da face é uma das áreas que mais gera incômodo nos pacientes, mas é possível equilibrar os movimentos da face com outros pontos de aplicação, como no queixo, maxilar, região dos olhos e onde mais tiver a formação de linhas de expressão.

Dói?

Dor é algo relativo de uma pessoa para outra. Alguns pacientes acham que usar determinados anestésicos de uso tópico vão aliviar o desconforto, porém isso é um mito. Usamos um aparelhinho que “vibra” e ele alivia o possível incômodo da agulhada e torna o procedimento suportável.

Sobrancelhas arqueadas são bonitas para todas as mulheres?

Como já falamos, o sucesso do botox está ligado ao equilíbrio da expressão de cada paciente, sempre considerando as características que cada pessoa tem por natureza. Por isso não podemos criar expressões estereotipadas. Quem tem sobrancelhas naturalmente arqueadas deve ser mantido, agora forçar esse efeito não fica bonito!

Pode parecer curioso, mas é importante também considerar a profissão do paciente e a maneira como a imagem influencia a sua forma de comunicar, uma vez que sobrancelhas arqueadas criam um ar muito altivo. Por exemplo: uma juíza jamais deve ter sobrancelhas arqueadas, nem palestrantes. É melhor que elas sejam mais retas, arqueadas levemente apenas no final. A sobrancelha pode comunicar proximidade, distanciamento, sofrimento, seriedade.

Enquanto as pessoas que possuem sobrancelhas com formato oblíquo, que deixam um ar mais triste, precisam ser corrigidas. Por isso temos uma visagista na clínica, que vai ajudar na análise completa da expressão do paciente, para buscarmos um resultado natural e coerente.

Angelina Jolie e Megan Fox: sobrancelhas controversas

Não podemos reproduzir padrões dos outros: sejas eles “Angelina”, “Megan Fox” ou qualquer outro. É importante saber o que se quer transmitir para quem está ao redor. Um caso que merece destaque: “tenho uma paciente que tinha muita “cara de brava”, com o final das sobrancelhas muitos arqueados e o início muito carregado. Por causa disso o filho sempre achou que ela era brava o tempo todo. Depois que aliviamos os pontos da sobrancelha e fizemos um trabalho multidisciplinar, o relacionamento dela com o filho se transformou”, conta a Dra. Priscila.

Desta forma, podemos concluir que a aplicação da toxina é um trabalho individual, realizado somente após conhecer as necessidades de cada paciente.

 

Gostou? Agora é só agendar sua avaliação com a Dra. Priscila França!
Agendamento: (31) 3370-6532
Visite o instagram @clinicapriscilafranca!

2 Respostas para “7 curiosidades sobre o Botox!”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'