Planejar um casamento resulta em um misto de sentimentos. Ansiedade total, alegria intensa e a necessidade de aprender a lidar com muitas novidades em pouco tempo. E diante de tantos anseios, uma coisa é fato: é indispensável a organização. Criar um check list e um cronograma com datas, metas e objetivos, garantem que este período de planejamento seja ainda mais prazeroso e, o mais importante, sem estresse.

Para ajudar as novinhas de plantão, o iCasei, em parceria com a assessora de casamentos Sylvia Queiroz, montou um guia passo-a-passo que promete orientar você neste momento tão especial. Anote todas as dicas e comece agora a contagem regressiva para o grande dia!

Tudo começa com a preparação da lista de convidados. “Os noivos precisam saber que uma eventual variação no número de convidados tem que ser mínima, pois isso gerará custos adicionais em todos os serviços contratados dali em diante”, afirma Sylvia Queiroz.

A assessora também valoriza todo o processo de pesquisa. “É preciso lembrar que para cada serviço ou produto necessário para o casamento deve-se encomendar pelo menos três cotações de preços às empresas de cada segmento. Assim os noivos terão condições de comparar preços de produtos e serviços, para tomar decisões de forma acertada”, completa.

Faltando 12 meses | Igreja, Espaço, e Buffet

Depois de definir a data do casamento e o número de convidados, é importante escolher o local e o buffet! “Esse passo definirá todo o modelo do casamento. Além disso, alguns espaços têm fila de espera de mais de um ano. Portanto, quanto mais rápida essa definição, melhor!”.

Faltando 11 meses | Fotógrafo, Filmagem, DJ (som e iluminação de pista, projeção, telas) ou Banda (som e iluminação de palco e pista, projeção, telas)

Não é só o local que tem agenda disputada, viu? As empresas de foto, vídeo e sonorização também precisam ser contratadas com o máximo de antecedência. Se você deseja um profissional específico ou sonha com algo personalizado, corra!

Que tal um casamento com todos os detalhes personalizados? 

Faltando 10 meses | Decoração, Buquê e Gerador

Depois de definir o local, buffet, fotógrafo, filmagem e DJ, que tal começar a pensar na decoração? “A decoração do casamento é um item muito importante e caro. Se negociar com antecedência, você consegue melhores condições de pagamento”.

E você já cogitou a ideia de contratar um gerador de energia? Ele é um item essencial! Afinal, sem energia elétrica, não há festa.

Faltando 9 meses | Locação do Mobiliário, Toalhas, Sousplats, Tapetes, Lustres

Chegou o momento de, junto com sua decoradora, definir e reservar itens como mobiliário, toalhas, souplats, tapetes e lustres.

Faltando 8 meses | Convidar Padrinhos, Damas e Pajens, Lua de Mel (Agência de Turismo), Documentação para viagem, Enxoval, Listas de Presentes para casamento e Chá-Bar/Chá de cozinha

Faltando oito meses para o grande dia, você ainda tem muitas tarefas, viu? São elas:

– É o momento de convidar as pessoas que farão parte da cerimônia: padrinhos, daminhas e pajens. “Assim, eles já ficam cientes da data e a reservam, não correndo o risco de ficar sem padrinho em cima da hora”.

– Sylvia Queiroz também indica que este é o momento para providenciar a lista de presentes e o enxoval.

– Comece a planejar nesta época o Chá-Bar ou chá de cozinha. Defina a data, o local, convoque as amigas que irão ajudar. Desta forma, você não irá sobrecarregar ninguém!

– E que tal escolher o destino da lua de mel? Selecione o lugar, comece a pesquisar passagens e hospedagens. Mesmo que você goste de fazer isso sozinha, neste momento é interessante procurar uma agência, para evitar “surpresas” nesta viagem dos sonhos.

Faltando 7 meses | Coral para a cerimônia, Show extra para a madrugada, Site dos Noivos, “Save the date” para os convidados de fora da cidade

– Vamos definir as músicas da cerimônia? Chegou a hora! E quem irá cantar? Um coral? Amigos? Uma banda? É o momento de agendar com estes profissionais.

– Também está na hora de colocar o site no ar, com as informações de data, local e dicas para quem mora fora. Aproveite para produzir e enviar o “Save The Date”, assim seus amigos já começam a se planejar para celebrar com você!

Faltando 6 meses | Detalhes Religiosos (Certidão de batismo atualizada e Curso de Noivos), Vestido de Noiva e Véu, Convite do casamento e Calígrafo

– Este é mais um mês atarefado! O casal precisa começar a olhar algumas coisas burocráticas, que dependem da sua religião e tipo de cerimônia. Curso dos noivos, pedido de certidão de batismo atualizada (para casamentos católicos) e outros documentos que são solicitados nas igrejas.

– Também é a hora de fazer a escolha mais emocionante de todas: o vestido! Você vai alugar? Mandar fazer? Comprar fora?

– Por fim, vamos pensar na confecção dos convites? Essa antecedência é importante para que eles fiquem prontos no prazo.

Já viu os vestidos do estilista Samuel Cirnansck?

Faltando 5 meses | Acessórios da Noiva (cabelo, brincos e sapatos), Traje do Noivo, Alianças, Dia da Noiva / Noivo

– Agora que você já escolheu o vestido, é preciso definir os acessórios: sapatos (você vai mandar fazer sob medida?), tiara, brincos e outros adornos.

– O noivo também precisa definir o terno.

– É hora de agendar o dia da noiva e marcar a data da prova de cabelo e maquiagem. Dica: convide suas amigas para passarem o dia com você no salão! Pode ser muito divertido.

Faltando 4 meses | Automóvel (Locação), Topo de bolo, Lembrancinhas para convidados, Hotel para Núpcias

– Faltando apenas quatro meses, restam apenas detalhes. O macro já foi todo resolvido. Ufa! Então, reserve já o hotel para a noite de núpcias. Escolha um que seja perto da recepção.

– Agende com o motorista que levará a noiva para a igreja e o casal para o hotel, após a festa. “É preciso estar atenta ao volume do vestido, para que a noiva fique bem acomodada confortavelmente no automóvel”.

– Bolo definido, escolha o topo (vai ser clássico ou divertido?) e as lembrancinhas para os convidados (bem-casado, alfajor ou pão de mel?).

Faltando 3 meses | Casamento Civil (entrada da documentação e data marcada com o cartório), Doces e Bolos, Entrega dos convites (todos os convidados devem recebê-los até 30 dias antes do casamento)

– Está chegando! Os próximos três meses prometem passar voando… e “alguns protocolos técnicos, como o casamento civil, precisam ser marcados e a entrega oficial dos convites deve ser iniciada”. Deixe para o noivo agendar o casamento civil. Dar um pouquinho de trabalho para ele não faz mal, né?

– Sobre os convites, tente entregar o máximo que puder no dia do chá de panela. O restante, envie por correio. Será difícil entregar todos pessoalmente.

– Outro momento delicioso: fazer a última degustação no buffet.

Faltando 2 meses | Bebidas (compradas e/ou consignadas), Bar de caipirinha (Bartenders), Realização dos Chás de Cozinha ou Bar, Reunião musical com DJ ou Banda, Porta-alianças, Presentes para daminhas e pajens, Recreadores infantis (no caso de muitas crianças na recepção)

– Está na hora de comprar as bebidas e contratar o bar de caipirinhas (caso haja).

– Providencie também os presentes para daminha e pajem, recreadores infantis (caso necessário) e o porta-alianças.

– Faça a reunião final com o DJ ou banda da festa.

Está em busca do sapato perfeito para o seu casamento?

Faltando 1 mês | Adereços de pista, Valet (Igreja e Recepção), Seguranças, Ambulância (se necessário), Cuidados pessoais (cabelo e pele, massagens, clareamento), Teste do cabelo e maquiagem, Última prova do vestido e terno, Ensaio da cerimônia (se preciso), Retirada dos trajes

– “Coração na boca! Falta pouco para o momento mais esperado e agora começam os cuidados finais”. Compre os adereços para a pista da balada, contrate o valet, segurança e ambulância (caso necessário).

– Faça as provas finais de cabelo e maquiagem

– Busque seu vestido e o terno do noivo

– Faça o ensaio da cerimônia.

– Tire um tempo para vocês! “É o momento dos noivos se cuidarem e relaxarem, procurando massagens, cuidados com a pele e cabelo para que tudo fique perfeito”, sugere.

> E na semana anterior ao casamento, é preciso ficar atenta, principalmente, nas informações da lua de mel. Confirme todas as reservas, voos e hotéis.

Por fim, tenha uma alimentação balanceada e curta muito este momento! Seja uma noiva linda e saudável! <3

Fotos: Ana Paula Aguiar

 

2 Respostas para “12 passos para planejar seu casamento”

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Casamento / Dicas'