Já observou o quando o seu cabelo reage às mudanças climáticas? Quando o tempo está quente e úmido a aparência é uma, quando os dias estão mais secos e frios o visual é outro. Então será que os cuidados com os fios devem ser os mesmos, apesar do que a previsão do tempo informa?

É claro que não! Nosso corpo reage a estas mudanças e nós precisamos nos adequar para não perder em beleza e saúde. Já ensinamos como cuidar da pele no inverno (aqui), agora é a vez de dar dicas sobre os cabelos. Afinal, ninguém quer madeixas opacas e sem vida, né?

Para ajudar nessa missão, Guilherme Cassolari, cabeleireiro oficial da Natura, Edjane Lima, gerente de fórmulas de produtos da marca, e Eduardo Augusto, hair stylist do salão Platinum Visage, esclarecem as dúvidas mais frequentes entre as mulheres sobre este tema. Venha descobrir os mitos e verdades no cuidado diário dos cabelos durante o frio:

1-O shampoo a seco substitui a lavagem com água.

Mito. A falta de lavagens ou o uso indiscriminado do shampoo a seco podem ser prejudiciais. “O shampoo a seco deve ser usado somente como paliativo em casos de emergência, mas não substitui a lavagem convencional. Se usado indiscriminadamente, podem causar oleosidade, caspas e queda, pois há um acúmulo de pigmentos sobre o couro, tampando os poros. Limpeza é fundamental”, explica Eduardo.

2- Lavar o cabelo diariamente ajuda a combater a caspa.

Verdade. Segundo Cassolari, uma boa higienização do couro cabeludo com shampoo adequado ajuda a remover as escamas e com ela a oleosidade, além de diminuir a ação dos fungos e bactéria. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa.

3- Usar a máscara no dia a dia no lugar do condicionador deixa o cabelo mais macio.

Mito. Cada máscara tem uma indicação, mas ela deve ser usada uma vez por semana, como tratamento dos fios. “O condicionador é o mais indicado no dia a dia por condicionar os cabelos e deixá-los mais maleáveis, sedosos e com brilho”, indica Cassolari.

4- Lavar o cabelo diariamente provoca queda.

Mito. Segundo Edjane, lavar o cabelo todos os dias apenas remove os fios que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada a problemas no couro cabeludo (e também a distúrbios emocionais) do que a fatores externos como a simples lavagem do cabelo.

5- Cabelo oleoso e com caspa tende a cair mais.

Verdade. “O aumento da oleosidade pode levar à caspa e à descamação no couro cabeludo e tais problemas podem ser fatores que levam à queda”, explica Edjane. Lance mão de produtos específicos para seu tipo de cabelo.

6- Lavar o cabelo com água quente resseca os fios e aumenta o frizz.

Verdade. “Opte por lavá-los com água morna ou fria, pois a água quente desidrata os fios”, orienta Gui Cassolari. “Principalmente no inverno, as pessoas costumam tomar banho quente. Esse hábito ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios devido à perda de proteínas e de outros ingredientes essenciais”, complementa Edjane Lima.

7- Usar o secador e a chapinha com os cabelos molhados pode ressecar ainda mais os fios.

Verdade. O primeiro passo é retirar a umidade do cabelo com a toalha, desembaraçar e usar um protetor térmico e só depois secar o cabelo.Na hora de passar a prancha, primeiro tome o cuidado de aplicar um produto que proteja os fios do calor excessivo”, orienta Gui Cassolari. “As crespas, cacheadas e onduladas devem usar o secador acoplado a um difusor, para facilitar o penteado e evitar a quebra dos fios.

8-Cuidados caseiros são o suficiente para prevenir o envelhecimento e desidratação dos fios

Mito. Apesar da prevenção ser o melhor remédio, os cabelos devem ser periodicamente hidratados, tanto em casa, quando no salão. “Durante o inverno, hidratações caseiras semanais intercaladas com tratamentos profissionais mensais ajudam a manter os fios extremamente bonitos e saudáveis. O botox capilar é hoje um dos melhores procedimentos para recuperação dos fios”, finaliza Eduardo.

9- Prender o cabelo ainda úmido danifica os fios.

Verdade. É preciso ficar atenta na hora de prender o cabelo, especialmente quando ele ainda estiver molhado. “Quando estão úmidos, os fios ficam, tecnicamente, mais frágeis. Isso acontece porque uma das ligações químicas é modificada temporariamente e o cabelo fica mais elástico e isso facilita a quebra”, explica a gerente de fórmulas.

10- O tempo seco, comum no inverno, danifica os fios.

VerdadeSegundo Cassolari, no tempo seco, é importante investir em uma boa máscara de hidratação, pois ela recupera a umidade natural do cabelo, deixando-o mais brilhante. Nos dias de temperatura mais baixa, é possível acrescentar acessórios na cabeça, como gorros e chapéu, mas vale lembrar que após o uso, o cabelo merece limpeza e hidratação. O uso de gorro e chapéu acaba deixando o coro cabeludo abafado e isso não é nada saudável.

cabelo-saudavel-inverno-cuidados-mitos-verdades-fashionistando

Viu só como é importante dar atenção ao cabelo? Aprenda todas as lições: Não prenda o cabelo molhado, não exagere no uso do shampoo a seco, lave o cabelo com água morna, retire o excesso de água antes de secar os fios, aplique protetor térmico antes do secador e chapinha, faça hidratações caseiras e procure ajuda do seu profissional de confiança pelo menos uma vez por mês.

Com o tempo mais seco, o cuidado com o cabelo deve ser redobrado. Fique atenta para não chegar no verão com os fios opacos e fragilizados!

Deixe uma Resposta

Mais sobre 'Beleza / Saúde'